TAREFA
3: Quatro
características de atividades autênticas em um curso de EAD, baseado nas informações do quadro 6.1 , aula
6 – página 118:
Exemplo de atividades autênticas
no PIGEAD: Fórum do
Artefato Educativo
·
1- Requisitou investimento de
tempo
·
2- Oportunizou a colaboração
·
3- Favoreceu a reflexão
·
4- Permitiu soluções múltiplas
Relacionando cada uma das
características citadas acima, a uma
atividade específica.
1-
Requisitou
investimento de tempo:
Ao decorrer da semana, os posts e
debates virtuais dos alunos sobre os Artefatos, geraram grandes expectativas e descobertas para o
grupo, tanto os Artefatos Educativos
simples, como os mais complexos.
2-
Oportunizou a colaboração:
Contribuiu para a colaboração e aprendizagem tanto individual, quanto em grupo,
pois o educando tinha como Réplica,
fazer um comentário do Artefato
escolhido pelo colega.
3- Favoreceu a reflexão: Promoveu a reflexão individual e em grupo , pois exigiu
que o aluno remetesse ao passado,
buscando experiência e/ou conhecimento
prévio, pesquisando e escolhendo um
modelo de Artefato Educativo, explicando
as suas evoluções, e encontrando possíveis meios de utilizações desse Artefato na atualidade, dentro do processo educativo,
de ensino e aprendizagem.
4- Permitiu soluções
múltiplas: Deu autonomia
ao aluno para escolher e analisar um objeto, dentre os inúmeros objetos
encontrados, permitiu que o aluno interagisse com o grupo, escolhendo mais um Artefato,
dentre os diversos artefatos postados pelos colegas, sugerindo um novo Artefato, que exercesse semelhante função
para substituir o do colega. Essa
atividade foi realizada, mesmo diante da
possibilidade da existência de posts iguais ou semelhantes no fórum sobre o
mesmo Artefato, devido essas interações, os alunos apresentaram variadas sugestões
e substituição para os diversos Artefatos Educativos, com pontos de vistas
diferenciados.
Autora: Lya J. O. Cruz
REFERÊNCIA BARRETO, Cristine Costa.
Praticando a boa prática - Aula 6. http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=247.
Acesso em 21/06/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário