quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PIGEAD: P. MATERIAL DIDÁTICO - EDUCAÇÃO E EVOLUÇÃO

 

AÇÃO

 
Como a maioria dos alunos  vieram de uma educação,  na qual eram  acostumados a receber do professor sempre as coordenadas e estudar apenas um único assunto do livro, apostila, etc...,  por vez, creio que o maior problema para a autonomia desse educando em EAD,  via mídia impressa, seria ele distanciar-se do foco principal, ou  do objetivo  proposto,  devido  as inúmeras possibilidades  de  influências internas e externas,  existentes no material  didático e/ou fora dele.
RÉPLICA!
 Olá  V.  Avaré, concordo contigo, e penso que estas evasões  dos alunos  da EAD, talvez um dos grandes fatores causadores, seja  justamente a  falta de cuidados e aprimoramentos  no preparo  tanto do material didático, quanto  da equipe responsável  em promover  um curso  com qualidade, para esse  público diferenciado. Hoje em dia, existem milhares de cursos em  EAD, mas a boa qualidade, como relata o nosso material dessa semana Aula 9,  (A Arquitetura da informação na mídia impressa), muitas Instituições veem deixando  muito a desejar.
TRÉPLICA
                   
Educação a distância vale a pena”?
Creio que para que nossos alunos se tornem autônomos e responsável pela  sua aprendizagem na EAD, a instituição de ensino deverá  focar nos investimentos, para priorizar alguns dos requisitos básicos, tais  como: a metodologia, a  tecnologia, o  material didático e uma equipe de trabalho qualificada para a função na Educação a Distância.  
Segundo a Revista Escola “De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país”..., entretanto,  a maioria dos alunos que teem diplomas desta modalidade de ensino, ainda sofrem de muitos preconceitos,  até mesmo no mercado de trabalho.
Por isso aqueles que desejam cursar uma universidade a distância, devem antes de tudo consultar “O documento Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC)”.
 "Lembremos, também, que a EAD não deve ser sempre "comparada" aos sistemas presenciais. A EAD tem um propósito (ou vários) e eles não podem ser confundidos com os sistemas presenciais. Caso contrário, ela não precisaria existir, correto?" (TUTOR ON-LINE)
Concordo tutor, pois, é notável que ambos os sistemas percorrem por caminhos diferentes, usando métodos diferentes, embora o objetivo principal seja o mesmo: contribuir com o processo ensino - aprendizagem do aluno.
Até porque,  existem regiões em nosso Brasil, onde  Escolas para a população era coisa de conto de fadas,  e agora  graças a essa evolução e  revolução educacional,   a EAD conseguiu  alcançar esse público ,  amenizando tal defasagem do sistema  de ensino, e ao mesmo tempo, a   exclusão geográfica.

Vídeo do Jornal Nacional EaD Amazonas
EDUCAÇÃO FÍSICA- PRÁTICA NO RIO NEGRO

 

 
Comentário Livre:
Otto Peters menciona que a EaD está em transição e justifica o interesse pela educação à distância em quatro inovações: aperfeiçoamento da tecnologia dos PC’s, a tecnologia multimídia, a de compactação digital de vídeo e a de internet. Constrói a sua teoria em que o aluno aprende “face a face” a distância e por isso essa aprendizagem traz imensos desafios pois os métodos e conteúdos precisam ser alterados, assim como as instituições. Confira!
http://joaomattar.com/blog/2007/04/02/a-ead-em-transicao-otto-peters/

 

 

 

 

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