AÇÃO
Como a maioria dos
alunos vieram de uma educação, na qual
eram acostumados a receber do professor
sempre as coordenadas e estudar apenas um único assunto do livro,
apostila, etc..., por vez, creio que o maior problema para a autonomia desse educando em EAD, via
mídia impressa, seria ele distanciar-se do foco principal, ou do objetivo
proposto, devido as inúmeras possibilidades de
influências internas e externas,
existentes no material didático
e/ou fora dele.
RÉPLICA!
Olá
V. Avaré, concordo contigo, e penso que
estas evasões dos alunos da EAD, talvez um dos grandes fatores
causadores, seja justamente a falta de cuidados e aprimoramentos no preparo
tanto do material didático, quanto
da equipe responsável em
promover um curso com qualidade, para esse público diferenciado. Hoje em dia, existem
milhares de cursos em EAD, mas a boa
qualidade, como relata o nosso material dessa semana Aula 9, (A Arquitetura da informação na mídia
impressa), muitas Instituições veem deixando muito
a desejar.
TRÉPLICA
Educação a distância vale a
pena”?
Creio que para que nossos alunos
se tornem autônomos e responsável pela sua aprendizagem na EAD, a instituição de ensino
deverá focar nos investimentos, para priorizar
alguns dos requisitos básicos, tais como:
a metodologia, a tecnologia, o material didático e uma equipe de trabalho
qualificada para a função na Educação a Distância.
Segundo a Revista Escola “De 2000
para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país”...,
entretanto, a maioria dos alunos que
teem diplomas desta modalidade de ensino, ainda sofrem de muitos preconceitos, até mesmo no mercado de trabalho.
Por isso aqueles que desejam cursar uma
universidade a distância, devem antes de tudo consultar “O documento
Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância, elaborado pelo
Ministério da Educação (MEC)”.
Concordo tutor, pois, é notável que ambos os sistemas percorrem por caminhos
diferentes, usando métodos diferentes, embora o objetivo principal seja o
mesmo: contribuir com o processo ensino - aprendizagem do aluno.
Até porque, existem
regiões em nosso Brasil, onde Escolas
para a população era coisa de conto de fadas,
e agora graças a essa evolução
e revolução educacional, a EAD conseguiu alcançar esse público , amenizando tal defasagem do sistema de ensino, e ao mesmo tempo, a exclusão geográfica.
Vídeo do Jornal Nacional EaD Amazonas
EDUCAÇÃO FÍSICA- PRÁTICA NO RIO NEGRO
Otto Peters menciona que a EaD está em transição e justifica
o interesse pela educação à distância em quatro inovações: aperfeiçoamento da
tecnologia dos PC’s, a tecnologia multimídia, a de compactação digital de vídeo
e a de internet. Constrói a sua teoria em que o aluno aprende “face a face” a
distância e por isso essa aprendizagem traz imensos desafios pois os métodos e
conteúdos precisam ser alterados, assim como as instituições. Confira!
http://joaomattar.com/blog/2007/04/02/a-ead-em-transicao-otto-peters/
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