segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PIGEAD : FOCO NO ALUNO - A POLIDEZ LINGUÍSTICA

 
Estrutura da Conversação face – a – face:
 
"Primeiramente, em sua opinião, qual é a maior dificuldade pra se promover uma interação forte entre os alunos em um fórum virtual? Elabore ao menos uma contribuição apresentando integralmente uma dificuldade?".
"Depois, comente o post de um colega sugerindo uma maneira de se lidar com a dificuldade apresentada e, se possível, ultrapassá-la".
Ação
Creio que uma das maiores dificuldades encontradas no ambiente virtual  para uma forte interação entres os alunos,  primeiramente é o receio de se expor  por meio  do  registro da escrita,  e também  como o  colega irá interpretar  a sua  colaboração.
Réplica:
Concordo plenamente contigo L. Silva.
 Permita-me acrescentar que na sala de aula presencial, temos  mais uma vantagem, pois na maioria dos cursos presenciais,  iniciamos  o curso e quase sempre concluímos  com os mesmos colegas, isso só favorece uma maior interação por afinidades entre os educandos, entretanto, na EAD muitas das vezes, somos remanejados de grupos, creio que esse ponto seja um dos fatores relevantes a ser observado, pois na minha opinião, dificulta os laços sociais,  comprometendo em partes a interação no ambiente virtual por afinidades. “Talvez fosse necessário para ampliar essa ‘interação social nos fóruns”  algumas atividades em grupos.
 
Bom dia a todos! Concordo que na EAD falta-nos o contato "face - a - face",  tão apreciado pelos nossos antigos mestres. Já quanto a falta do estudo do conteúdo, não diria que os muitos que até aqui  chegaram, ouse tanto, ...Risos..., enfim, acrescento que,  pode faltar é  a interpretação e/ou compreensão destes conteúdos, devido aos  inúmeros fatores presentes no contexto do aprendiz, nesta situação,  vem a insegurança do educando (ameaça a face negativa),  pensando que  o seu interlocutor talvez não tenha a devida “polidez Linguística”.
Achei este vídeo  interessante...
“Aula de Português”

Louvável a sua colocação L. Sales, você falou em poucas palavras o que tentei dizer em muitas, enfim, apesar dos enunciados de nossos fóruns darem sempre esta opção de comentar o post do colega, concordando ou discordando da ideia dele, observamos que poucos se atrevem a fazê-lo, será que todos nós pensamos e agimos iguais em todas as situações, ou será que não discordamos por receio, e ainda por  falta da polidez linguística em acabar violando a "face do aluno"?
Para reflexão
Você pode fazer a diferença:
Aluno exemplar, cai a nota devido muitos problemas sucessivamente e discriminado pela professora...
 
 
 Creio que essas interações e motivações constantes dos nossos tutores nos fóruns: aconselhando, motivando, corrigindo, incentivando e detalhando tudo com muita paciência e grande conhecimento de causa, juntamente com as participações dos colegas, acrescentando  suas opiniões e ricas experiências, leva-nos a ganhar força  e ao mesmo tempo, lança-nos ao desafio de continuar buscando maiores aprendizados, ignorando a sensação de qualquer desistência, pelas dificuldades encontradas no PIGEAD.
Pesquisando, encontrei esse vídeo e creio que tem tudo a ver com o conteúdo  estudado  nesta semana: Estrutura da Conversação face – a – face: regras, mediar, desafiar, interagir, enfim aplicando a  polidez linguística. Resultado, a grande conquista.
Aproveito a oportunidade para agradecer e oferecer esse vídeo um pouco atrasado, em homenagem  ao nosso professor tutor  e todos os demais colegas pedagogos deste curso. O que seria de nós alunos, sem vocês em nossas vidas???

( 20  de maio – DIA DO PEDAGOGO)
Abraços e muito obrigada!
“Ser Professor”
UM VIDEO MUITO BACANA LIÇÃO DE VIDA, O PROFESSOR VAI DAR AULA NUMA TURMA MUITO INDISCIPLINADA...
 

 
 
CONTINUAÇÃO DO  VÍDEO:
“A História de Ron Clark O Triunfo Dublado portugues.avi”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário