"Primeiramente, em sua opinião, qual é a maior dificuldade pra
se promover uma interação forte entre os alunos em um fórum virtual? Elabore ao
menos uma contribuição apresentando integralmente uma dificuldade?".
"Depois, comente o post de um colega sugerindo uma maneira de
se lidar com a dificuldade apresentada e, se possível, ultrapassá-la".
Ação
Creio que uma das maiores
dificuldades encontradas no ambiente virtual
para uma forte interação entres os alunos, primeiramente é o receio de se expor por meio do registro da escrita, e também como o
colega irá interpretar a sua colaboração.
Réplica:
Concordo plenamente
contigo L. Silva.
Permita-me acrescentar que na sala de aula
presencial, temos mais uma vantagem,
pois na maioria dos cursos presenciais,
iniciamos o curso e quase sempre
concluímos com os mesmos colegas, isso
só favorece uma maior interação por afinidades entre os educandos, entretanto,
na EAD muitas das vezes, somos remanejados de grupos, creio que esse ponto seja
um dos fatores relevantes a ser observado, pois na minha opinião, dificulta os
laços sociais, comprometendo em partes a
interação no ambiente virtual por afinidades. “Talvez fosse necessário para
ampliar essa ‘interação social nos fóruns”
algumas atividades em grupos.
Bom dia a todos! Concordo que na EAD falta-nos
o contato "face - a - face",
tão apreciado pelos nossos antigos mestres. Já quanto a falta do estudo
do conteúdo, não diria que os muitos que até aqui chegaram, ouse tanto,
...Risos..., enfim, acrescento que, pode
faltar é a interpretação e/ou
compreensão destes conteúdos, devido aos inúmeros fatores presentes no contexto do
aprendiz, nesta situação, vem a
insegurança do educando (ameaça a face negativa), pensando que o seu interlocutor talvez não tenha a devida “polidez
Linguística”.
Achei este vídeo interessante...
“Aula de Português”
Louvável a sua
colocação L. Sales, você falou em poucas
palavras o que tentei dizer em muitas, enfim, apesar dos enunciados de
nossos fóruns darem sempre esta opção de comentar o post do colega, concordando
ou discordando da ideia dele, observamos que poucos se atrevem a fazê-lo, será
que todos nós pensamos e agimos iguais em todas as situações, ou será que não
discordamos por receio, e ainda por
falta da polidez linguística em acabar violando a "face do
aluno"?
Para
reflexão
Você pode fazer a
diferença:
Aluno exemplar, cai
a nota devido muitos problemas sucessivamente e discriminado pela professora...
Pesquisando, encontrei
esse vídeo e creio que tem tudo a ver com o conteúdo estudado
nesta semana: Estrutura da Conversação face – a – face: regras, mediar,
desafiar, interagir, enfim aplicando a polidez linguística. Resultado, a grande
conquista.
Aproveito a oportunidade para agradecer e oferecer
esse vídeo um pouco atrasado, em homenagem
ao nosso professor tutor e todos
os demais colegas pedagogos deste curso. O que seria de nós alunos, sem vocês
em nossas vidas???
( 20 de maio
– DIA DO PEDAGOGO)
Abraços e muito obrigada!
“Ser
Professor”
UM VIDEO MUITO BACANA LIÇÃO DE VIDA, O PROFESSOR VAI DAR AULA NUMA TURMA MUITO INDISCIPLINADA...
CONTINUAÇÃO DO VÍDEO:
“A História de Ron Clark O Triunfo Dublado portugues.avi”
Nenhum comentário:
Postar um comentário