sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PIGEAD: TAREFA 6: CRIANDO ELEMENTOS PERIFÉRICOS NO TEXTO

 
A dimensão pedagógica da prática docente futura
A universidade não pode ser concebida isolada dos problemas vividos pela sociedade e a construção da identidade de seus docentes está vinculada ao cenário mais amplo em que ela se insere. Boaventura de Souza Santos (1997) analisou as crises pelas quais passa a universidade: de hegemonia¹, de legitimidade e institucional e quanto à segunda, pergunta se a missão fundamental, a formação de seres humanos, está sendo cumprida. Para os educadores, a formação da pessoa, com conhecimento de si mesma e do contexto, natureza, sociedade e cultura herdada, continuam sendo a tarefa prioritária da universidade e pede o compromisso de todos os que nela atuam.
Na entrada do século XXl, “a educação deve ser encarada como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir¹ segundo o Relatório da Unesco, Educação – um tesouro a descobrir, mais conhecido como Relatório Jacques Delors (1998), p.18).
Buarque² ( 2003) alerta que “a universidade do futuro deverá ser tema de debate de todos os universitários, redescobrindo a ética como parte de sua preocupação constante” (p.45).
A dimensão pedagógica da universidade, ainda que a menos enfatizada, precisa ser objeto de análise e a realidade presente é uma plataforma ou ponto de partida para a projeção de como deverá ser o ensino. O passado continua interessando como legado cultural permanente, mas o futuro é cada vez menos a projeção do passado. De qualquer modo, precisamos partir de algumas questões fundamentais.
Galeano cita uma pessoa que recorta palavras nos jornais, classifica e as guarda em caixas. “ Numa  caixa vermelha guarda as palavras furiosas. Numa caixa verde, as palavras amantes. Em caixa azul, as neutras. Numa caixa amarela, as tristes. E numa caixa transparente guarda as palavras que têm magia".
Texto extraído do livro: A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR  - SETE OLHARES – Délcia Enricone, página 13 (Org.) 2ªedição.
 
1-      Caixa de dicionário
 
Hegemonia¹
 
De acordo com o  dicionário Houaiss, hegemonia e um  substantivo feminino:

1    supremacia ou superioridade (cultural, econômica ou militar) de um povo ou cidade-estado nas federações da Grécia antiga.

2    Derivação: por extensão de sentido; supremacia, influência preponderante (exercida por cidade, povo, país etc.),  autoridade soberana; liderança, predominância.

3  Rubrica: política, sociologia; na tradição marxista, liderança política calcada no consentimento e não na violência; aquela que, na luta de classes, o proletariado industrial exerce sobre o campesinato e sobre outros grupos submetidos da sociedade.

2- Caixa de conexão com outras mídias (movimento para fora do texto- sugerindo a interação com outros universos).
 
 
 
                                                                      Buarque² ( 2003)                                                                
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque (Recife, 20 de fevereiro de 1944) é um engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro, membro do PDT. Atualmente é senador pelo Distrito Federal. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Nas eleições de 2010, foi reeleito para o cargo de senador pelo Distrito Federal, com mandato até 2018. Graduado em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1966, envolveu-se na mesma época com a política estudantil, tendo sido militante da Ação Popular, um grupo ligado à Igreja Progressista de Esquerda. Após o golpe militar de 1964, devido às perseguições da ditadura, seguiu para um autoexílio na França, onde obteve o doutorado em Economia pela universidade de Sorbonne (Paris), em 1973. Quer saber mais sobre este pesquisador político, acesse o site relacionado abaixo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristovam_Buarque. Acessado em 15/07/2013.
Autora: Lya J. O. Cruz
Referência:
Arquitetura da informação - Aula9.indd 217 10/10/2007, 10:07:29 AM. RAMOS,  Roberto Paes de Carvalho; RABELO, Carlos Otoni  e FIALHO, Ana Paula Abreu. Acesso em 10/07/2013.
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR  - SETE OLHARES – Délcia Enricone, página 13 (Org.) 2ªedição.http://books.google.com.br/booksid=H4xTGU1PRlAC&pg=PA13&dq=edgar+morin+os+sete+saberes&hl=ptBR&sa=X&ei=TvPiUb2vLLLa4AOSt4DACQ&ved=0CDEQ6AEwAA#v=onepage&q&f=true       
 
 

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