Texto para
reformulação:
O leitor deve ter
ouvido mencionarem, em algum lugar ou situação, a expressão sétima arte, a qual
se refere às produções que são exibidas por um equipamento denominado
cinematógrafo ou, simplesmente, cinema, caso seja de sua preferência.
É o cinema, portanto,
a arte de reproduzir, seqüencialmente e com alta velocidade, fotogramas, de
maneira que representem clara e inequivocamente, um movimento. Para tal
finalidade é imprescindível não deixar de apresentar um número de, pelo menos,
16 fotogramas por segundo, pois, caso esta quantidade não seja observada e
levada em consideração, a região do sistema nervoso central que percebe imagem
e movimento, o cérebro, será capaz de tornar notório que não há, em verdade, um
movimento em andamento, mas, sim, apenas uma seqüência de fotografias em
apresentação.
Foi a invenção do
cinema influenciada fundamentalmente por inovações tecnológicas. Não fosse a
invenção da fotografia o uso de jogos óticos, como o zoopraxioscópio, não teria
sido possível aos Irmãos Lumière, inventores dos cinematógrafo, realizar a
primeira sessão de cinema, em Paris, em 1895.
Então , no advento das exibições cinematográficas não
era possível a conciliação entre os elementos imagem e som. Em decorrência
direta desta impossibilidade tecnológica, até os estertores da década de 1920,
tivemos o chamado Cinema Mudo.
“O leitor já
deve ter ouvido comentarem, em algum lugar ou situação, o termo sétima arte, o
qual se refere às produções que são
exibidas por um equipamento apelidado como cinema.”
“O cinema, é a
arte de reproduzir, sequencialmente e velozmente diversos negativos do filme, de maneira clara
e sem equívoco, um movimento. Para que isso ocorra, é indispensável pelo menos apresentar 16 negativos do filme
por segundo, pois caso descumpra essa regra, o cérebro perceberá que não há um
movimento em andamento, e sim uma sequência de fotografias em apresentação.”
“Com a invenção
do cinema fundamentada pelas novas tecnologias, e a invenção da fotografia e o
uso de jogos óticos, como o zoopraxioscópio
(sensação ilusória da imagem estar em movimentos diferenciados em tempo real,
dar vida ao objeto), foi possível aos Irmãos
Lumiére, inventores dos cinematógrafo (“aparelho
destinado a registrar imagens”), realizar a primeira sessão de cinema, em Paris, em 1895.”
Então, no começo das
apresentações cinematográficas, não era possível unir os elementos imagem e som. “Em consequência dessa
incoerência tecnológica, até a década de 1920, contávamos com o agonizante
Cinema Mudo.”
Autora: Lya J.
O. Cruz
Referência
Bibliográfica:
ABREU, Ana Paula; FIALHO José Meyohas. O uso da
linguagem. Por que tanta preocupação e tanto cuidado?
RODRUGUES, Sonia. Linguagem: significados e
funções.
Fonte: http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=247- acesso em 14/06/2013
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