"Ambientes Virtuais de Aprendizagem são programas que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Além de ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais".
Introdução
Nos últimos anos, o Ensino à Distância (EaD) vem crescendo vertiginosamente em todo o mundo. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos, fato indispensável à afirmação da era da informação, vem ao encontro das necessidades de uso e expansão desta não muito recente modalidade de ensino. As mais conceituadas universidades de todo o mundo vêm se utilizando dos recursos do EaD para promoverem os mais variados tipos de conhecimento, tais como: cursos de extensão, graduação, pós-graduação, certificação e treinamento. Toda universidade que possui um histórico de pioneirismo e inovação, não se deve furtar dos benefícios inerentes ao ensino à distância.
Ferramenta utilizada
Utilizaremos em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) o programa "open-source" Moodle que é um sistema de administração de atividades educacionais de EaD e que propõe um modelo colaborativo, trazendo o aluno para uma posição ativa no seu próprio aprendizado.
Através do Moodle e possível ao educador criar, com facilidade, cursos on-line de qualidade, onde é possível a troca de informações, o envio de colaborações, críticas e sugestões, que serão compartilhadas com todos os usuários do sistema ou comunidade virtual na qual o aluno esteja inserido.
Administração
Atualmente, o Moodle já é utilizado na Universidade em algumas iniciativas isoladas. No ato de sua implementação todo o corpo docente da Unidade é convidado a tomar parte no uso efetivo desta ferramenta. Os alunos serão cadastrados a partir do envio de uma planilha eletrônica, onde devem ser preenchidos alguns campos previamente acertados com o professor da disciplina. Fica a critério da Unidade a utilização desta ferramenta para todas as disciplinas do curso ou a sua implementação gradual.
A administração do site ficará a cargo do iNCE, sendo dos professores a tarefa de administrar os seus respectivos cursos, abastecendo-os com as atividades que julgarem pertinentes no processo de aprendizagem, permitindo assim, que a parte administrativa do site fique efetivamente desvinculada da parte pedagógica. É preciso deixar claro que o usuário deste novo ambiente virtual deve fazer parte da comunidade docente ou discente da UFRJ, devendo o uso desse ficar restrito a atividades pedagógicas dos professores da Unidade, que serão os responsáveis por manter o cunho acadêmico durante a utilização da ferramenta.
Na administração do curso, o professor ficará responsável por todas as configurações, podendo, por exemplo, organizar o conteúdo do curso por semana, ou por tópicos. Tais opções estarão disponíveis no momento da criação da nova disciplina, podendo sofrer alterações à critério do professor. Também é de responsabilidade do professor o backup de seu curso, como forma de se resguardarem de possíveis contratempos, podendo, ainda, aproveitarem dados e atividades de um curso na elaboração de outros.
Mais clique na Fonte: http://ava.ufrj.br/
MAPA CONCEITUAL DO AVA:
AUTOR: A. Eunias Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário