quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PIGEAD: P.MATERIAL DIDÁTICO - CLARO, SIMPLES E OBJETIVO


AÇÃO   
Creio que a “maior dificuldade em escrever para EAD” seria a conquista e  o momento da  sedução do aluno, pois cada aluno traz  uma bagagem diferenciada, além do seu  grau de interesse  em menor ou maior proporção,  por determinado assunto (tema).
 RÉPLICA
Olá colega! Acredito que uma forma para amenizar essa situação, será necessário  que o professor EAD busque desenvolver  habilidades e competências , que o torne capaz de expressar-se  com objetividade, simplicidade e clareza na exposição do conteúdo, assim como na preparação  e na elaboração  das atividades, permitindo que a leitura e a compreensão do material didático, torne-se convidativa e prazerosa para o aluno da EAD.
 


 

Fonte: Facebook
RÉPLICA
Olá colega A.  Staneve, discordo de você, pois creio que a bagagem anterior que cada individuo carrega, tem grande influência e é um diferencial para a intepretação, a compreensão, a construção e a reconstrução de  novos conceitos no processo – ensino aprendizagem, por exemplo: exigir que um determinado aluno extraia a raiz quadrada de 9, se ele nem souber que a soma de 3+3+3= 9, ou que,  9 divido por 3 é igual a 3,  é o mesmo que você pedir a um analfabeto funcional, para  redigir um texto dissertativo.
TRÉPLICA
COMENTÁRIO LIVRE:
Como já dizia o renomado Padre Antônio Vieira em um de seus sermões, sobre a clareza e simplicidade ao falar.
Creio que tanto o professor da EAD, quanto o da educação presencial,  ao preparar o conteúdo e atividades, deve pensar em como dialogar com o seu público e ser compreendido, desde do leigo até o mais erudito da turma, ou seja,  o material  didático apresentado  ao aluno pelo professor, deve conter  uma linguagem  clara , simples e objetiva   para não vir a  frustrá-lo ou confundi-lo.
COMENTÁRIO LIVRE
COMO NÃO CONFUNDIR AO ALUNO
 Este vídeo do professor de Português se aplica ao conteúdo estudado.
  Achei este vídeo  interessante...
“Aula de Português” : Pronome EU e NÓS.
COMENTÁRIO LIVRE
Olá  tutor e colegas!
 A. Pereiras concordo contigo! Os pré-requisitos do aluno, ou seja, a bagagem que cada individuo traz, são de fundamental importância e necessário para a compreensão de um determinado assunto. 
 Permitam-me  fazer uma  ilustração com  a tarefa  a seguir.
Redigir um texto dissertativo-argumentativo, com o mínimo de 25 linhas e o máximo de 30 linhas, para o tema proposto abaixo:
 
 
        
 
 
 



 Tema para a redação:
São Paulo, 14 de junho de 2013, Manifestação Popular no país, contra os exorbitantes gastos dos cofres PÚBLICO, destinados a construção de estádios  para  “A famosa e tão badalada COPA do Mundo de 2014”. Situação atual do Brasil:  falta de segurança, saúde de péssima qualidade, educação caótica, fome, moradias escassas para os menos favorecidos e muita miséria  no país,  além de  um  elevado índice de desemprego.    motivo e orgulho de ser BRASILEIRO? 
Qual seria a reação de um aluno ao deparar com esse tema, sem o conhecimento e acompanhamento das informações citadas acima? Creio que uma de suas reações, seria a frustação. ( Lya J.  O.Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário