PIGEAD-FUNDAMENTOS DA EAD – ATIVIDADE DINÂMICA
”Renda-se
como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei.
Pergunte, sem querer a resposta, como estou perguntando”.
Clarice Lispector
No texto
“Mas o que é EAD?”, disponível nas leituras da Etapa 3, a autora apresenta
princípios educativos importantes para educação.
Neste
fórum, vamos fazer um exercício de recordar experiências que vivemos como
alunos ou como professor.
1ª ação
– Em cerca de 150 palavras, descreva uma atividade/dinâmica/situação vivida por
você (como aluno ou como professor) que desenvolveram um ou mais princípios
educativos apontados por Andrea Brandão Lapa no texto. NÃO EXPLICITE OS
PRINCÍPIOS. Este será o desafio de seus colegas: apontar o princípio e
justificar a escolha.
2ª ação
– Leia os posts de seus colegas. Escolha uma atividade/dinâmica/situação
relatada por um dos seus colegas. Responda, em cerca de 70 palavras, ao post
escolhido, explicitando o princípio educativo “escondido” no relato e
justifique.
3ª ação
– Acompanhe a reação de seus colegas à sua 1ª ação. Concorde, discorde, amplie
a discussão proposta, relacione com outros post etc. Anime a discussão.
Boa noite tutora e caros colegas!!!
Lembro-me que, quando fiz o Curso
de Extensão em EAD, tive uma experiência
que jamais esquecerei. A tarefa foi cada
aluno escolher um tema, após a votação do grupo e a
decisão final do tema vencedor, criamos um Blog, onde todos os membros do curso, desenvolveram diversas atividades com
abordagens criativas e pertinentes a
respeito do tema escolhido, entre estas atividades tivemos: artigos, jogos, resenha
crítica e postagens das mais variadas
espécies de outras autorias etc...,
todos tínhamos uma missão, debater, criar, recriar, menos fugir do tema. O tema vencedor foi “Diversidade e Cidadania”. Uma pena que hoje
não tenho mais acesso ao Blog, pois ficou
restrito apenas para o período de duração do Curso.
Cara creio que
você está equivocada, pois todo o curso foi estudado a distância, o meu Curso
de Extensão teve a duração de um ano, com diversas atividades avaliativas e com
o uso das mais variadas ferramentas tecnológicas. Tivemos apenas três encontros
presenciais, o dia da Inscrição, o da
Matricula e o dia da retirada do Certificado no Polo de apoio presencial.
Quando me refiro aos momentos decisivos para desenvolver as tarefas em grupos,
esclareço que estes momentos foram todos pela plataforma virtual, com as
intervenções de um Professor tutor.
Escolhi o post da colega W... Sales, que
colaborou com o nosso fórum, fazendo uso do principio educativo “Cooperação”, pois
ela nos relata uma atividade desenvolvida em conjunto, a qual no final,
o grupo conseguiu de forma compartilhada, alcançar os objetivos da atividade proposta.
Percebe-se que esta atividade, estimula a “construção do conhecimento”,
oportunizando o relacionamento, a interação, e a cooperação entre os alunos,
possibilitando o enriquecimento
compartilhado no processo ensino
– aprendizagem.
Fonte: Mas o que é educação a distância? (Andrea Brandão Lapa,
UFSC)
Muito
pertinente a sua colocação colega M... Paiva, lendo o seu Post, recordei-me que
também tive uma situação semelhante na faculdade, tínhamos uma das disciplinas
(Linguística) que segundo a nossa professora, deveríamos somente nos apegar ao
estudo de um imenso questionário para a realização da avaliação final (prova),
eu fui um pouco atrevida, e apresentei
respostas coerentes na prova,
entretanto, diferentes das respostas prontas do “famoso” questionário, e nesse
contexto, tive que estudar redobrado no bimestre seguinte para recuperar a nota
perdida, pois fui a única aluna da classe, a ficar com a nota abaixo da média
(7,0),só por meu atrevimento nas respostas... Desde este dia, nesta disciplina
específica, até o final do curso, aprendia a lição, jamais dê muito trabalho na
hora da correção da prova ao seu professor... risos...
http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://www.nuted.ufrgs.br/arquead/apoio/ead_mapa.jpg&imgrefurl
Tenho uma colega
de trabalho que estuda em educação a
distância , conversando com ela a respeito do meu curso de especialização PIGEAD, ela falou-me que também
faz um curso de graduação em EAD e não
tem maiores dificuldades em acompanha-lo, pois além de já trabalhar na área, ela
adora a internet, mas ela e outros colegas da classe, percebendo a
dificuldade de alguns alunos em
acompanhar o curso, se reuniram e
pediram aos responsáveis do Polo ( Universidade) uma sala de aula, onde montaram um grupo de
estudo e uma vez por semana se reúnem juntamente com o tutor do Polo de apoio
presencial para tirar dúvidas, revisar
as matérias e realizar algumas atividades.
Eu a parabenizei pela autonomia e grande iniciativa de cooperação do
grupo com os demais colegas em dificuldades.
Concordo contigo
L. Santana, pois Hélio Dias de Araújo em Aprendizagem Cooperativa na Educação a Distância On-line, afirma em seu artigo que segundo Argyle (1991 apud CAMPOS et al, 2003, p. 25),
Cooperar “é atuar junto, de forma
coordenada, no trabalho ou relações sociais para atingir metas comuns. As
pessoas cooperam pelo prazer de repartir atividades ou para obter benefícios
mútuos”.
O. Vargas, Achei interessante
esta sua abordagem a respeito das definições
em diferenciar cooperar de colaborar, pois em alguns momentos de nossa vida,
podemos até colaborar como algo ou alguém, mas sem tomar partido da
situação, colaborar apenas tomando conhecimento da causa, votando a favor
ou contra, ou até mesmo fazendo uma boa
ação(caridade) isolada, entretanto,
cooperar como você mesmo já citou, vai muito mais além, requer
envolvimento, compartilhamento e trocas de ideias, preocupar com a aprendizagem do outro, em fim, se doar um
pouco e também receber doações, para que juntos alcancem soluções e construam novos conhecimentos dentro
do processo ensino- aprendizagem.
Olá A. Lenos, acredito que os princípios utilizados na metodologia da atividade desenvolvida por você foram: A autonomia dando a oportunidade para a classe pesquisar, expor suas ideias e fazer uma autoavaliação da atividade proposta em grupo. E a cooperação, pois desenvolveu atividades usando métodos educativos que permitiam a interação entre os participantes do grupo com as pesquisas e a troca de ideias, construindo e reconstruindo novos conceitos sobre o tema proposto, favorecendo a interação e a cooperação de um trabalho em conjunto, a fim de alcançar os objetivos propostos.
O...Cruz, Achei interessante esta sua abordagem a respeito das definições em
diferenciar cooperar de colaborar, pois em alguns momentos de nossa vida,
podemos até colaborar como algo ou alguém, mas sem tomar partido da
situação, colaborar apenas tomando conhecimento da causa, votando a favor
ou contra, ou até mesmo fazendo uma boa
ação(caridade) isolada, entretanto,
cooperar como você mesmo já citou, vai muito mais além, requer
envolvimento, compartilhamento e trocas de ideias, preocupar com a aprendizagem do outro, em fim, se doar um
pouco e também receber doações para que juntos alcancem uma solução e construam
novos conhecimento no processo ensino- aprendizagem.
Concordo contigo cara colega A. Sany!!!
Concordo contigo cara colega A. Sany!!!
Pois percebo que o nosso Curso
PIGEAD com a sua forma estrutural de acompanhamento e suporte, assim como o uso
das mais variadas abordagens dos
conteúdos e ferramentas tecnológicas utilizadas, é um grande exemplo da
prática da autonomia, da cooperação e da
comunicação
bidirecional, pois Hélio Dias de Araújo em Aprendizagem Cooperativa na
Educação a Distância On-line, afirma em seu artigo, que segundo Palloff e Pratt (2002 apud KOSLOSKY, 2004, p.
72), [...] o uso da tecnologia abre novos horizontes para que os alunos
construam novos conhecimentos, aprendam sobre si próprios, sobre seus estilos de aprendizagem e sobre como
trabalhar em conjunto em equipes, distribuídas
geograficamente. “Todas essas habilidades são transferíveis ao mundo do
trabalho e adquiridas da participação em comunidades de aprendizagem virtuais”.
Abraços a todos !!!
Abraços
a todos!!!
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