sábado, 24 de agosto de 2013

PIGEAD-FUNDAMENTOS DA EAD – ATIVIDADES DINÂMICA E COLABORATIVAS


PIGEAD-FUNDAMENTOS DA EAD  – ATIVIDADE DINÂMICA

”Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Pergunte, sem querer a resposta, como estou perguntando”.

Clarice Lispector

No texto “Mas o que é EAD?”, disponível nas leituras da Etapa 3, a autora apresenta princípios educativos importantes para educação.

Neste fórum, vamos fazer um exercício de recordar experiências que vivemos como alunos ou como professor.

1ª ação – Em cerca de 150 palavras, descreva uma atividade/dinâmica/situação vivida por você (como aluno ou como professor) que desenvolveram um ou mais princípios educativos apontados por Andrea Brandão Lapa no texto. NÃO EXPLICITE OS PRINCÍPIOS. Este será o desafio de seus colegas: apontar o princípio e justificar a escolha.
2ª ação – Leia os posts de seus colegas. Escolha uma atividade/dinâmica/situação relatada por um dos seus colegas. Responda, em cerca de 70 palavras, ao post escolhido, explicitando o princípio educativo “escondido” no relato e justifique.
3ª ação – Acompanhe a reação de seus colegas à sua 1ª ação. Concorde, discorde, amplie a discussão proposta, relacione com outros post etc. Anime a discussão.
Boa noite tutora e caros colegas!!!
Lembro-me que, quando fiz o Curso de Extensão em  EAD, tive uma experiência que jamais esquecerei.  A tarefa foi cada aluno escolher  um tema, após a  votação do grupo  e a  decisão final do tema vencedor, criamos um Blog,  onde todos os membros do curso,  desenvolveram diversas atividades com abordagens criativas e  pertinentes a respeito do tema escolhido, entre estas atividades tivemos: artigos, jogos, resenha crítica e postagens das mais  variadas espécies  de outras autorias etc..., todos tínhamos uma missão, debater, criar, recriar,  menos fugir do tema.  O tema vencedor foi  “Diversidade e Cidadania”. Uma pena que hoje não tenho mais acesso ao Blog, pois ficou  restrito apenas para o período de duração do Curso.

Cara creio que você está equivocada, pois todo o curso foi estudado a distância, o meu Curso de Extensão teve a duração de um ano, com diversas atividades avaliativas e com o uso das mais variadas ferramentas tecnológicas. Tivemos apenas três encontros presenciais, o  dia da Inscrição, o da Matricula e o dia da retirada do Certificado no Polo de apoio presencial. Quando me refiro aos momentos decisivos para desenvolver as tarefas em grupos, esclareço que estes momentos foram todos pela plataforma virtual, com as intervenções de um Professor tutor.
Escolhi o post da colega W... Sales, que colaborou com o nosso fórum, fazendo uso do        principio educativo “Cooperação”, pois ela nos relata uma atividade desenvolvida em conjunto, a qual  no final,  o grupo conseguiu de forma compartilhada,  alcançar os objetivos da atividade proposta. Percebe-se que esta atividade, estimula a “construção do conhecimento”, oportunizando o relacionamento, a interação, e a cooperação entre os alunos, possibilitando o enriquecimento  compartilhado no  processo ensino – aprendizagem.
 Fonte: Mas o que é  educação a distância? (Andrea Brandão Lapa, UFSC)
 
Muito pertinente a sua colocação colega M... Paiva, lendo o seu Post, recordei-me que também tive uma situação semelhante na faculdade, tínhamos uma das disciplinas (Linguística) que segundo a nossa professora, deveríamos somente nos apegar ao estudo de um imenso questionário para a realização da avaliação final (prova), eu fui um pouco atrevida,  e apresentei respostas coerentes na  prova, entretanto, diferentes das respostas prontas do “famoso” questionário, e nesse contexto, tive que estudar redobrado no bimestre seguinte para recuperar a nota perdida, pois fui a única aluna da classe, a ficar com a nota abaixo da média (7,0),só por meu atrevimento nas respostas... Desde este dia, nesta disciplina específica, até o final do curso, aprendia a lição, jamais dê muito trabalho na hora da correção da prova ao seu professor... risos...
 
 
 
Tenho uma colega de trabalho que estuda em  educação a distância , conversando com ela a respeito do meu curso  de especialização PIGEAD, ela falou-me que também  faz um curso de graduação em EAD e não tem maiores dificuldades em acompanha-lo, pois além de já trabalhar na área, ela adora a internet,  mas ela e  outros colegas da classe, percebendo a dificuldade  de alguns alunos em acompanhar o curso,  se reuniram e pediram aos responsáveis do Polo ( Universidade)  uma sala de aula, onde montaram um grupo de estudo e uma vez por semana se reúnem juntamente com o tutor do Polo de apoio presencial para  tirar dúvidas, revisar as matérias e realizar algumas atividades.  Eu a parabenizei pela autonomia e grande iniciativa de cooperação do grupo com os demais colegas em dificuldades.
Concordo contigo L. Santana,  pois  Hélio Dias de Araújo em  Aprendizagem Cooperativa na Educação a  Distância On-line,  afirma em seu artigo  que  segundo  Argyle (1991 apud CAMPOS et al, 2003, p. 25), Cooperar  “é atuar junto, de forma coordenada, no trabalho ou relações sociais para atingir metas comuns. As pessoas cooperam pelo prazer de repartir atividades ou para obter benefícios mútuos”.
O. Vargas,  Achei interessante esta  sua abordagem a respeito das definições em diferenciar cooperar de colaborar, pois em alguns momentos de nossa vida, podemos até colaborar como algo ou alguém, mas sem tomar partido da situação, colaborar apenas tomando conhecimento da causa, votando a favor  ou contra, ou até mesmo fazendo uma boa ação(caridade) isolada,  entretanto, cooperar como você mesmo já citou, vai muito mais além, requer envolvimento, compartilhamento e trocas de  ideias, preocupar com  a aprendizagem do outro, em fim, se doar um pouco e também receber doações, para que juntos alcancem  soluções e construam novos conhecimentos dentro do processo ensino- aprendizagem.

Olá A. Lenos, acredito que os  princípios  utilizados  na metodologia da atividade desenvolvida por você foram:  A  autonomia dando a oportunidade para a classe pesquisar, expor suas ideias e fazer uma autoavaliação da atividade proposta em grupo. E a cooperação, pois desenvolveu atividades usando métodos educativos que permitiam a interação entre os participantes do grupo com as pesquisas e a troca de ideias, construindo e reconstruindo  novos conceitos sobre o tema proposto, favorecendo a interação e a cooperação de um trabalho em conjunto, a fim de alcançar  os objetivos propostos.
O...Cruz,  Achei interessante esta  sua abordagem a respeito das definições em diferenciar cooperar de colaborar, pois em alguns momentos de nossa vida, podemos até colaborar como algo ou alguém, mas sem tomar partido da situação, colaborar apenas tomando conhecimento da causa, votando a favor  ou contra, ou até mesmo fazendo uma boa ação(caridade) isolada,  entretanto, cooperar como você mesmo já citou, vai muito mais além, requer envolvimento, compartilhamento e trocas de  ideias, preocupar com  a aprendizagem do outro, em fim, se doar um pouco e também receber doações para que juntos alcancem uma solução e construam novos conhecimento no processo ensino- aprendizagem.
Concordo contigo cara colega A. Sany!!!
Pois percebo  que o nosso Curso PIGEAD com a sua forma estrutural de acompanhamento e suporte, assim como o uso das mais variadas  abordagens dos conteúdos e ferramentas tecnológicas utilizadas, é um grande exemplo da prática  da autonomia, da cooperação e da comunicação bidirecional, pois Hélio Dias de Araújo em Aprendizagem Cooperativa na Educação a  Distância On-line,  afirma em seu artigo,  que segundo  Palloff e Pratt (2002 apud KOSLOSKY, 2004, p. 72), [...] o uso da tecnologia abre novos horizontes para que os alunos construam novos conhecimentos, aprendam sobre si próprios, sobre seus  estilos de aprendizagem e sobre como trabalhar em conjunto em equipes,  distribuídas  geograficamente. “Todas essas habilidades são transferíveis ao mundo do trabalho e adquiridas da participação em comunidades de aprendizagem virtuais”.
Abraços a todos !!!
Abraços a todos!!!
 


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