Segundo
o enunciado do fórum, tínhamos que escolher um artefato educativo antes do
advento da Internet e justificar a escolha do mesmo, não ultrapassando cinco
linhas numa postagem.
1º Post - Aluno
X: O educando em questão, fez a escolha de uma Avaliação como um
artefato educativo. Este aluno escreveu em média 28 linhas em uma postagem,
transformando o post em uma cadeia de repetições, cansativo e desnecessário,
pois nesse mesmo post, o aprendiz
inseriu diversos fragmentos de um texto retirado da internet.
No
post do aluno X, houve várias violações
das máximas conversacionais, entretanto, destacarei aqui a violação da máxima
da quantidade, pois o aluno em seu post, além de não se ater em responder apenas o que lhe foi
exigido no enunciado do fórum, ou seja, escolher apenas um “Artefato
Educativo e justificar”, ele extrapolou o limite de linhas determinadas no
tópico da atividade (Máxima 5 linhas).
Sugestão para a
intervenção do professor tutor, preservando a face do aluno, usando os princípios da polidez linguística:
Olá aluno X, parabéns pela pesquisa e descobertas sobre a Avaliação!
Solicito que fique atento ao máximo de linhas no enunciado dessa atividade no
fórum (5 linhas). Sugiro que além de
revisar o conceito de um “Artefato Educativo”, divida suas colaborações em
vários posts. Abraços e lembre-se, estarei sempre aqui para ajudá-lo.
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De
acordo com a chamada para o fórum, tínhamos que ler o texto “À luz do
documento Referenciais de Qualidade para Educação Superior A Distância (em Leituras da Etapa 2), depois escolher
um dos "elementos constituintes" e dar um exemplo deste elemento.
Post 2 - Aluno Y:
O aluno Y, escolheu um outro elemento “ O processo de ensino e aprendizagem”, o
qual estava fora do contexto do estudado,
escrevendo o conceito e duas características do elemento escolhido por ele.
Assim
como o aluno X, o aluno Y , também violou as máximas conversacionais da relação, pois o aprendiz
não respondeu diretamente a questão proposta pelo tutor do fórum, baseada no
conteúdo estudado, logo portanto, o aluno Y fugiu do tema, postando algo não
pertinente ao assunto tratado.
Sugestão de intervenção do professor tutor,
preservando a face do aluno, usando os
princípios da polidez linguística:
Olá Aluno Y , fico feliz em saber que encontrou e aprecia os pontos positivos de
uma educação em EAD. Sugiro que releia
com atenção o enunciado do fórum,
assim como o texto proposto para essa atividade, observando todos os “elementos constituintes” apresentados no texto, depois de fazer a
sua escolha, refaça com carinho o seu post
ok?. Abraços e conte comigo sempre...
Referência Bibliográfica:
BEVILAQUA, Diego Vaz; BARRETO, Cristine : Aula 5- Conversação e
discussões instrucionais.
http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/15286/mod_resource/content/3/UAB%20Mod2%20aula%2005.pdf
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segunda-feira, 26 de agosto de 2013
PIGEAD : FOCO NO ALUNO - Violações das Máximas Conversacionais
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