segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PIGEAD : FOCO NO ALUNO - Violações das Máximas Conversacionais


 
Segundo o enunciado do fórum, tínhamos que escolher um artefato educativo antes do advento da Internet e justificar a escolha do mesmo, não ultrapassando cinco linhas numa postagem.
 
 1º Post -  Aluno X: O educando em questão, fez a escolha de uma Avaliação como um artefato educativo. Este   aluno  escreveu em média 28 linhas em uma postagem, transformando o post em uma cadeia de repetições, cansativo e desnecessário, pois nesse mesmo post,  o aprendiz inseriu diversos fragmentos de um texto retirado  da internet. 
 
No post do aluno X,  houve várias violações das máximas conversacionais, entretanto, destacarei aqui a violação da máxima da quantidade, pois o aluno em seu post, além de não  se ater em responder apenas o que lhe foi exigido no enunciado do fórum, ou seja, escolher apenas um “Artefato Educativo e justificar”, ele extrapolou o limite de linhas determinadas no tópico da atividade (Máxima 5 linhas).
 
Sugestão para a intervenção do professor tutor, preservando a face do aluno, usando  os princípios da polidez linguística:     
 
Olá aluno X, parabéns pela pesquisa e descobertas sobre a Avaliação! Solicito que fique atento ao máximo de linhas no enunciado dessa atividade no fórum (5 linhas). Sugiro que  além de revisar o conceito de um “Artefato Educativo”, divida suas colaborações em vários posts. Abraços e lembre-se, estarei sempre aqui para ajudá-lo.
 
De acordo com a chamada para o fórum, tínhamos que ler o texto “À luz do documento Referenciais de Qualidade para Educação Superior A Distância  (em Leituras da Etapa 2), depois escolher um dos "elementos constituintes" e dar um exemplo deste elemento.
 
Post 2 - Aluno Y:   O aluno Y, escolheu um outro elemento  “ O processo de ensino e aprendizagem”, o qual estava  fora do contexto do  estudado,  escrevendo o conceito e duas características  do elemento escolhido por ele.
 
Assim como o aluno X, o aluno Y , também violou as máximas  conversacionais da relação, pois o aprendiz não respondeu diretamente a questão proposta pelo tutor do fórum, baseada no conteúdo estudado, logo portanto, o aluno Y fugiu do tema, postando algo não pertinente  ao assunto tratado.
 
 Sugestão de intervenção do professor tutor, preservando a face do aluno, usando  os princípios da polidez linguística:     
 
Olá Aluno Y , fico feliz em saber que   encontrou e aprecia os pontos positivos de uma educação  em EAD. Sugiro que releia com  atenção o enunciado do fórum, assim como o texto proposto para essa atividade, observando todos os  “elementos constituintes”  apresentados no texto, depois de fazer a sua escolha, refaça com carinho o seu post  ok?. Abraços e conte comigo sempre...
 
 Autora: Lya O. J. Cruz
Referência  Bibliográfica:
 
 BEVILAQUA, Diego Vaz;  BARRETO, Cristine : Aula 5- Conversação e discussões instrucionais.
http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/15286/mod_resource/content/3/UAB%20Mod2%20aula%2005.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário