Avaliações na EAD
Referenciais De Qualidade Para Educação Superior A Distância (página 16-24 ).
“Em sua escolha, apresentou-nos uma divisão da avaliação em duas
dimensões. Qual você acredita ser a mais
adequada? Ou ambas o são”? “Por quê? Já
teve contato com tais avaliações enquanto aluna ou docente Por favor, divida as questões em postagens separadas para melhor
apresentar seu posicionamento.”
Boa noite!!!
Acredito que uma das ferramentas de fundamental importância
na Educação a Distância é a Avaliação do
processo ensino – aprendizagem, porque
ela é capaz de desenvolver no educando habilidades e competências, que possibilitam alcançar seus ideais, esta avaliação deve ser continua, com o proposito de verificar o desempenho do
educando e sempre que necessário, fazer as intervenções para
sanar as dificuldades encontradas no e durante o processo ensino- aprendizagem.
Creio que Além da Avaliação do
processo ensino- aprendizagem, existe também na modalidade de EaD a necessidade
de uma Avaliação Institucional, esta por
sua vez deve ser implantada pela Instituição de ensino para avaliar, medir e
melhorar a qualidade de ensino nas ofertas dos cursos pedagógicos, esta
avaliação deve envolver os diversos atores que compõem a Instituição.
Já tive a oportunidade de
participar de ambas as avaliações em Curso de Extensão na modalidade a
distância, , o qual constantemente tínhamos atividades avaliativas sobre cada
conteúdo abordado, e no final do curso
tivemos que responder a um questionário
avaliativo sobre o curso e
todos os seus aspectos.
Concordo
com a colega Y...Sacolave, quanto ao aperfeiçoamento na melhora de qualidades
dos equipamentos tecnológicos na Educação a Distância, apesar de que em algumas
Universidades, além de um manual, também oferecem curso preparatório sobre como
usar as ferramentas tecnológicas aos alunados.
Intervenção do tutor:
Em suas participações em avaliações na modalidade EAD quais foram os
aspectos que considera positivos e os negativos?
Só tive aspectos positivos a
serem considerados nas avaliações, pois sempre que realizava uma prova
ou qualquer outro tipo de
atividade, este mecanismo me levava a fazer uma retomada do conteúdo
estudado. Já na Avaliação sobre a Instituição, percebi que era um meio que a Instituição
utilizava para fazer mudanças e melhoria na qualidade do Curso.
Concordo contigo caro colega Z...Santos
, que existam variadas formas de avaliações (provas), assim como também os
diversos motivos e objetivos que levam
seus mentores e / ou aplicadores a usá-las, por vezes justos ou até mesmo
injustos dependendo do ponto de vista de cada um, entretanto, a resposta da
minha colocação sobre os pontos
positivos nas Avaliações, está
baseada no questionamento da Tutora
sobre as experiências positivas e negativas,
que tive enquanto aluna do Curso
de Extensão em EaD.
Fonte:
Referenciais De Qualidade Para Educação Superior A Distância (página 16-24 )
Cara colega... H...Silva, também acredito que deveríamos a cada conteúdo estudado,
seja ele presencial ou não, realizássemos uma avaliação, mas na maioria das
vezes, o quadro que deparamos, principalmente nos cursos presenciais é que
estudamos, estudamos, estudamos..., conteúdos e mais conteúdos, e só no final do bimestre é que nos
submetem a uma avaliação (prova), dai vem as frustações de muitos, por não alcançarem os resultados esperados, tanto dos mestres, quanto dos aprendizes.
Lendo algumas das colocações dos colegas do fórum, percebo que, aos
poucos essa postura antiga e adotada por muitos mestres, de só avaliar o aluno ao final
do bimestre com uma única prova, vem sofrendo grandes mudanças, se renovando, e abrindo
caminhos para as avaliações contínuas no, e durante o processo ensino-
aprendizagem. Temos também outros exemplos de avaliações contínuas, dentre eles, destaco o nosso
Curso de PIGEAD, com as mais diversificadas ferramentas de avaliações nos Ambientes virtuais de aprendizagem.
Abraços!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário