sábado, 24 de agosto de 2013

PIGEAD-FUNDAMENTOS DA EAD - AVALIAÇÕES

 
Avaliações na EAD
 

Referenciais De Qualidade Para Educação Superior A Distância (página 16-24 ).

 
“Em sua escolha, apresentou-nos uma divisão da avaliação em duas dimensões. Qual você acredita ser a mais adequada? Ou ambas o são”? “Por quê? Já teve contato com tais avaliações enquanto aluna ou docente Por favor, divida as questões em postagens separadas para melhor apresentar seu posicionamento.”
Boa noite!!!
Acredito que  uma das ferramentas de fundamental importância na Educação a Distância  é a Avaliação do processo ensino – aprendizagem,  porque ela é capaz de desenvolver no educando habilidades e competências,  que possibilitam  alcançar seus ideais,  esta avaliação deve ser continua,  com o proposito de verificar o desempenho do educando e sempre que necessário, fazer as intervenções  para  sanar as dificuldades encontradas no e durante o processo  ensino- aprendizagem.
 
Creio que Além da Avaliação do processo ensino- aprendizagem, existe também na modalidade de EaD a necessidade de uma  Avaliação Institucional, esta por sua vez deve ser implantada pela Instituição de ensino para avaliar, medir e melhorar a qualidade de ensino nas ofertas dos cursos pedagógicos, esta avaliação deve envolver os diversos atores que compõem a  Instituição.
Já tive a oportunidade de participar de ambas as avaliações em Curso de Extensão na modalidade a distância, , o qual constantemente tínhamos atividades avaliativas sobre cada conteúdo abordado, e  no final do curso tivemos que responder a um questionário  avaliativo  sobre o curso e todos  os seus aspectos.

Concordo com a colega Y...Sacolave, quanto ao aperfeiçoamento na melhora de qualidades dos equipamentos tecnológicos na Educação a Distância, apesar de que em algumas Universidades, além de um manual, também oferecem curso preparatório sobre como usar as ferramentas tecnológicas aos alunados.
Intervenção do tutor:
Em suas participações em avaliações na modalidade EAD quais foram os aspectos que considera positivos e os negativos?
Só tive aspectos positivos a serem considerados nas avaliações, pois sempre que realizava  uma prova  ou qualquer outro tipo de  atividade, este mecanismo me levava a fazer uma retomada do conteúdo estudado. Já na Avaliação sobre a Instituição,  percebi que era um meio que a Instituição utilizava para fazer mudanças e melhoria na qualidade do  Curso.
Concordo contigo caro colega Z...Santos  , que existam  variadas formas de  avaliações (provas), assim como também os diversos motivos e objetivos que levam  seus mentores  e /  ou aplicadores  a usá-las, por vezes justos ou até mesmo injustos dependendo do ponto de vista de cada um, entretanto, a resposta da minha colocação sobre  os pontos positivos nas Avaliações,  está baseada  no questionamento da Tutora sobre as experiências positivas e negativas,  que tive enquanto aluna do Curso  de Extensão em EaD.
Fonte: Referenciais De Qualidade Para Educação Superior A Distância (página 16-24 )
Cara colega... H...Silva, também acredito que deveríamos a cada conteúdo estudado, seja ele presencial ou não, realizássemos uma avaliação, mas na maioria das vezes, o quadro que deparamos, principalmente nos cursos presenciais é que estudamos, estudamos, estudamos..., conteúdos e mais conteúdos, e só no final do bimestre é que nos submetem a uma avaliação (prova), dai vem as frustações de muitos, por não alcançarem os resultados esperados, tanto dos mestres, quanto dos aprendizes.
Lendo algumas das colocações dos colegas do fórum, percebo que, aos poucos essa postura antiga e adotada por muitos mestres, de só avaliar o aluno ao final do bimestre com uma única prova, vem sofrendo grandes mudanças, se renovando, e abrindo caminhos para as avaliações contínuas no, e durante o processo ensino- aprendizagem. Temos também outros exemplos de avaliações contínuas, dentre eles, destaco o nosso Curso de PIGEAD, com as mais diversificadas ferramentas de avaliações nos Ambientes virtuais de aprendizagem.
Abraços!!!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário