Mas o que é educação a distância?
Após
a leitura dos textos proposto segundo Ropoli et al (2002), temos o primeiro
momento da fase da EAD “ a geração textual (1890 a 1960)”,
sendo caracterizada pelos estudos por meio das
correspondências., onde havia pouca o nenhuma interação entre aluno x
professor, a aprendizagem era individual
isolada, ou seja “autoaprendizagem”, a comunicação era apenas Unidirecional,
pois com este método de ensino a possibilidade do receptor (aluno) trocar informações ou ideias com o emissor
(professor), eram reduzidíssimas, ou seja a mensagem saia de um ponto para
chegar ao outro ponto apenas, os recursos utilizados eram “material
impresso, com guias de estudos contendo exercícios e tarefas”, que após
realizadas, deveriam ser postadas nos correios.
Já
a segunda geração era conhecida como
“geração analógica (1960 a 1980), iniciando no Reino Unido – 1969, o estudo era com encontros presenciais
com sessões constantes de tutores para transmissões de material gravados, o
curso era direcionado em grande parte a pessoas adultas para uma segunda
formação, que não tiveram oportunidades de estudos na educação, “quando em
idade escolar”, se enfatizava uma aprendizagem social, pois mesmo nos
encontros presenciais sendo transmitido algo já pronto, haviam a possibilidade
de trocas de informações e conhecimentos entre o grupo, a comunicação era Bidirecional, diferente da anterior, pois com o auxílio das ferramentas utilizadas,
permitem a comunicação entre emissor e receptor, com envios e retornos das
mensagens, os recursos utilizados
eram: materiais impressos, rádio, TV, vodeotapes, “acrescentando a interação por meio de
telefone, satélite e cabo”.
Só
a partir da década de 1990 é que entra a terceira
geração de cursos a distância, possibilitando aos alunos os estudos por meio do computador e da internet, enfatizando uma aprendizagem social, pois com o uso das tecnologias permitiam a comunicação, a interação e a cooperação
entre alunos x professor, a comunicação é Bidirecional ou Multidirecional,
onde se possibilita a participação tanto
do professor, quanto do aluno por vários pontos( locais), enviando e recebendo
mensagens entre si, os recurso de
multimídias utilizados são: computador, celular, tablet chats, fóruns, mural,
correio eletrônico, apostilas etc... Nesta geração o feedback, ou seja, o retorno, a comunicação e a interação entre professor e
aluno é de fundamental importância para estabelecer as relações entre o
processo ensino- aprendizagem.
AUTORA: Lya. O. J. CRUZ
Referências
Universidade Federal da Bahia
<http://www.moodle.ufba.br//>.Cruso: Curso Moodle para professores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário