sábado, 24 de agosto de 2013

PIGEAD: GERAÇÕES DA EAD - Mas o que é educação a distância?



Mas o que é educação a distância?

Após a leitura dos textos proposto segundo Ropoli et al (2002), temos o primeiro momento  da fase da EAD “ a geração textual (1890 a 1960)”, sendo caracterizada  pelos estudos por meio das correspondências., onde havia pouca o nenhuma interação entre aluno x professor, a aprendizagem era individual isolada, ou seja “autoaprendizagem”,  a comunicação era apenas Unidirecional, pois com este método de ensino a possibilidade do receptor (aluno)  trocar  informações ou ideias com o emissor (professor), eram reduzidíssimas, ou seja a mensagem saia de um ponto para chegar ao outro ponto apenas,  os recursos utilizados eram “material impresso, com guias de estudos contendo exercícios e tarefas”, que após realizadas, deveriam ser postadas nos correios.

Já a segunda geração era conhecida como  “geração analógica (1960 a 1980), iniciando no Reino Unido – 1969, o estudo era com encontros presenciais com sessões constantes de tutores para transmissões de material gravados, o curso era direcionado em grande parte a pessoas adultas para uma segunda formação, que não tiveram oportunidades de estudos na educação, “quando em idade escolar”,  se enfatizava uma aprendizagem social, pois mesmo nos encontros presenciais sendo transmitido algo já pronto, haviam a possibilidade de trocas de informações e conhecimentos entre o grupo, a comunicação era Bidirecional, diferente da anterior,  pois com o auxílio das ferramentas utilizadas, permitem a comunicação entre emissor e receptor, com envios e retornos das mensagens, os recursos utilizados eram: materiais impressos, rádio, TV, vodeotapes,  “acrescentando a interação por meio de telefone, satélite e cabo”.
 
Só a partir da década de 1990 é que entra a  terceira geração de cursos a distância,  possibilitando aos alunos os estudos por meio do computador e da internet, enfatizando uma aprendizagem social, pois com  o uso das tecnologias permitiam  a comunicação, a interação e a cooperação entre alunos x professor, a comunicação é Bidirecional ou Multidirecional, onde se possibilita  a participação tanto do professor, quanto do aluno por vários pontos( locais), enviando e recebendo mensagens entre si, os recurso de multimídias utilizados são: computador, celular, tablet chats, fóruns, mural, correio eletrônico, apostilas etc... Nesta geração o feedback, ou seja, o retorno,  a comunicação e a interação entre professor e aluno é de fundamental importância para estabelecer as relações entre o processo ensino- aprendizagem.
AUTORA: Lya. O. J. CRUZ
Referências
LAPA, Andrea Brandão, UFSC. Mas o que é educação a distância? http://www.dicio.com.br/bidirecional/
Universidade Federal da Bahia <http://www.moodle.ufba.br//>.Cruso: Curso Moodle para professores).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário