sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mergulhadas em dívidas, universidades têm vestibular suspenso pelo MEC


Mergulhadas em dívidas, universidades têm vestibular suspenso pelo MEC

Gama Filho e UniverCidade estão proibidas de abrir novas vagas nos cursos de graduação e pós-graduação
João Antonio Barros
Rio - As provas dos vestibulares da Universidade Gama Filho e UniverCidade, marcadas para a próxima semana - segunda e terça-feira-, foram suspensas nesta sexta-feira após o Ministério da Educação proibir as instituições de abrirem novas vagas para os cursos de graduação e pós-graduação. A decisão foi tomada porque o grupo Galileo Educacional — administrador das instituições — descumpriu acordo e atrasou o pagamento de professores e funcionários administrativo. O MEC também suspendeu a admissão por transferência de novos alunos.
 
Numa crise financeira que ultrapassa os R$ 900 milhões em dívidas, a Galileo culpou o aumento da inadimplência nas mensalidades como causa do atraso do pagamento dos salários referentes ao mês junho e mais as parcelas dos vencimentos atrasados — entre elas, a referente às férias de 2011. No acordo com o MEC, a empresa parcelou os salários de janeiro até maio dos professores e prometeu começar a quitá-los a partir do dia 31 de julho. Mas não seguiu o cronograma.
 
Ocupação da Reitoria por alunos e greve de funcionários paralisam a Universidade Gama Filho, em Piedade
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
“Lamentamos ter chegado ao ponto de precisar atrasar os salários, mas isso aconteceu devido a uma inesperada alta taxa de inadimplência ocorrida em junho deste ano, quando 40% dos alunos atrasaram o pagamento de suas mensalidades. Isso desequilibrou ainda mais o nosso fluxo de caixa e atrapalhou o processo de recuperação em curso”, justificou Alex Porto, presidente do grupo Galileo.
 
A empresa não fixou uma data para colocar em dia os pagamentos dos funcionários e docentes e avisou que os vestibulandos podem ser ressarcidos da taxa de inscrição ou aguardar a nova data das provas, que deverá ocorrer após o fim das negociações com o MEC. As provas da Gama Filho, programadas para ontem e hoje, também foram adiadas para a próxima semana, por causa da greve dos funcionários administrativos.
 
As duas universidades têm 20mil alunos matriculados em seus cursos. A Galileo Educacional diz que os problemas financeiros das faculdades são anteriores à chegada do grupo, em dezembro do ano passado, e que faz uma reestruturação financeira e acadêmica nas instituições. Entre as elas, a inauguração na próxima semana de um hospital na Barra para atender ao curso de Medicina — considerado a vitrine da Gama Filho.
 
Medida atinge os cursos a distância
A suspensão da entrada de novos alunos foi publicada ontem no Diário Oficial da União e vale inclusive para os cursos a distância. A determinação vai vigorar até as faculdades comprovar, por meio de documentos, a retomada dos ajustes financeiros.
 
Segundo a Galileo, a administradora enviou um plano de aporte financeiro ao MEC e deve solucionar os atrasos no pagamento até setembro e resolver todas as pendências acadêmicas até o final do ano.
 
Abandono de cursos cresce
A punição à Gama Filho e UniverCidade não pegou alunos e professores de surpresa. Eles acompanham, há dois anos, o desenrolar de idas e vindas nas mesas de negociações sem um final feliz.
 
O reflexo da crise é visto pelos professores da Gama Filho nas salas de aula: a cada semestre, encolhe o número de estudantes. Em alguns cursos de graduação, a redução chega a 50%.
Acampados na sala da reitoria, um grupo de alunos de Medicina vê como solução para os problemas a saída da Galileo da administração das universidades.
 

Educação a distância no TCU para servidores públicos

Educação a distância no TCU
 
O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), oferece cursos na modalidade a distância para servidores públicos tanto do TCU quanto de outras instituições.

Servidores do TCU

Se você é servidor do TCU, poderá participar tanto das ações educacionais disponibilizadas exclusivamente para servidores do Tribunal, quanto dos cursos ofertados para servidores públicos de outras instituições.
 
Todos os cursos ofertados pelo ISC podem ser objeto de solicitação de licença para capacitação. O servidor deverá ficar atento ao cumprimento do estabelecido na  Resolução-TCU nº 212/2008 e na Portaria Conjunta ISC-SEGEP nº 1/2009, em especial quanto à carga horária mínima semanal exigida pelos normativos, não sendo dispensada a análise, pelo dirigente da unidade, quanto à conveniência e oportunidade.
 
Para mais informações acerca dos cursos disponíveis para realização, verifique o Catálogo de Ações Educacionais e acompanhe as informações divulgadas na página de Educação Corporativa.
 

Servidores Públicos de Outras Instituições
O TCU oferta gratuitamente cursos para servidores das diversas instituições públicas, buscando disseminar os normativos legais e boas práticas, contribuindo, assim, para a aplicação correta e regular dos recursos públicos. É importante atentar para o seguinte:
 
• o objetivo dos cursos não contempla a preparação para concursos públicos ou semelhantes;
 
• a desistência do curso sem o prévio comunicado à coordenação do curso, devidamente justificado, implicará  bloqueio por 3 meses para novas matrículas;
 
• Você poderá realizar apenas um curso por vez na modalidade a distância, para que o aproveitamento deste se dê adequadamente;
 
• o TCU emite certificado para os aprovados nos cursos, com exceção dos cursos autoinstrucionais.
 
Segue  no site abaixo a relação de cursos e período previsto para inscrições. Lembramos que, para se inscrever é necessário realizar seu cadastro prévio no portal do TCU. Em caso de dúvida, consulte a página Tutoriais em vídeos ou Dúvidas Frequentes.
 



PIGEAD: CRIANDO ELEMENTOS PERIFÉRICOS - PARTE 2



  A ORIGEM DO CONHECIMENTO HUMANO

Caixa  de dicionário 

utopia1: qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamntada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade.
 
método2.   processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação etc.
 
O homem é um ser que pensa e pergunta. É um eterno peregrino.  Contesta o mundo existente em  busca de um mundo melhor, pois a utopia1 é constitutiva do ser humano. Não só quer entender a natureza, mas transformá-la. Procura o caminho para isso. Esse caminho chamamos, desde os antigos gregos  método2.

O mundo que nos cerca provoca diversas atitude em nós e emoções, como admiração e duvida.  Abrange desde as gigantescas galáxias até pequenos seres que povoam a planeta. Neste mundo, o homem pode sentir-se ameaçado pelo desconhecido. Por isso sente medo de doença, da fúria dos elementos. Por outro lado, já dizia o pensado espanhol José Ortega y Gasset3: “Eu sou eu e minhas circunstâncias... O homem não se contenta com o simples viver, mas busca o bem viver”. Quer desfrutar a vida e seus prazeres.
Neste mundo o homem se inquieta com grandes perguntas: para onde vamos? De onde viemos? Quem somos? Não sabemos exatamente  onde e quando, em nosso planeta, surgiu o primeiro homo sapiens, nossa espécie. Cercado por animais mais fortes, pela fome e pela doença, não tendo as armas e a força do leão, o homem nasceu com uma capacidade mais poderosa, a da inteligência e do espírito.                                                                                                                                                                     
Conhecer coisas é a capacidade que distingue os humanos de outros animais. Isso faz do homem o mais bem sucedido, pois alguns animais andam mais rapidamente que o homem, mas este construiu automóveis que lhe permitem andar  com velocidade maior que  a dos animais. Alguns animais enxergam melhor que o homem, mas este construiu telescópios e microscópios que superam a visão de qualquer animal. Ao contrário do homem, o pássaro voa. Mas o homem construiu aviões que voam com maior velocidade e mais longe que qualquer pássaro. A diferença em tudo isso é o saber que possibilita ao homem construir automóveis, telescópios, microscópios e aviões. Neste sentido, saber é poder. O saber faz do homem o animal mais poderoso de todas as criaturas. 
Autor: A.  E. Cruz

Caixa de conexão com outras mídias (movimento para fora do conteúdo)


PIGEAD: TAREFA 6: CRIANDO ELEMENTOS PERIFÉRICOS NO TEXTO

 
A dimensão pedagógica da prática docente futura
A universidade não pode ser concebida isolada dos problemas vividos pela sociedade e a construção da identidade de seus docentes está vinculada ao cenário mais amplo em que ela se insere. Boaventura de Souza Santos (1997) analisou as crises pelas quais passa a universidade: de hegemonia¹, de legitimidade e institucional e quanto à segunda, pergunta se a missão fundamental, a formação de seres humanos, está sendo cumprida. Para os educadores, a formação da pessoa, com conhecimento de si mesma e do contexto, natureza, sociedade e cultura herdada, continuam sendo a tarefa prioritária da universidade e pede o compromisso de todos os que nela atuam.
Na entrada do século XXl, “a educação deve ser encarada como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir¹ segundo o Relatório da Unesco, Educação – um tesouro a descobrir, mais conhecido como Relatório Jacques Delors (1998), p.18).
Buarque² ( 2003) alerta que “a universidade do futuro deverá ser tema de debate de todos os universitários, redescobrindo a ética como parte de sua preocupação constante” (p.45).
A dimensão pedagógica da universidade, ainda que a menos enfatizada, precisa ser objeto de análise e a realidade presente é uma plataforma ou ponto de partida para a projeção de como deverá ser o ensino. O passado continua interessando como legado cultural permanente, mas o futuro é cada vez menos a projeção do passado. De qualquer modo, precisamos partir de algumas questões fundamentais.
Galeano cita uma pessoa que recorta palavras nos jornais, classifica e as guarda em caixas. “ Numa  caixa vermelha guarda as palavras furiosas. Numa caixa verde, as palavras amantes. Em caixa azul, as neutras. Numa caixa amarela, as tristes. E numa caixa transparente guarda as palavras que têm magia".
Texto extraído do livro: A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR  - SETE OLHARES – Délcia Enricone, página 13 (Org.) 2ªedição.
 
1-      Caixa de dicionário
 
Hegemonia¹
 
De acordo com o  dicionário Houaiss, hegemonia e um  substantivo feminino:

1    supremacia ou superioridade (cultural, econômica ou militar) de um povo ou cidade-estado nas federações da Grécia antiga.

2    Derivação: por extensão de sentido; supremacia, influência preponderante (exercida por cidade, povo, país etc.),  autoridade soberana; liderança, predominância.

3  Rubrica: política, sociologia; na tradição marxista, liderança política calcada no consentimento e não na violência; aquela que, na luta de classes, o proletariado industrial exerce sobre o campesinato e sobre outros grupos submetidos da sociedade.

PIGEAD: Elaborando atividades para EAD



TAREFA 5: Elaborando atividades para EAD

Curso de Pedagogia em EAD                     

Atividade: Transferência de domínio por aplicação de modelo

Caro (a) aluno (a), para realizar esta atividade, esperamos que você reflita a respeito do conteúdo estudado e dos exemplos de  Atividades de transferência de domínio analisados  até o momento disponível no Material didático.
 Aproveite e use a sua criatividade para fazer as suas pesquisas de acordo com a “sua preferencia, realidade cotidiana e área de interesse”.


O objetivo desta tarefa, é treinar as suas habilidades e competências para verificar a sua aprendizagem na realização da Atividade de Transferência de domínio por aplicação de modelo.




APRENDA O  IDIOMA ESPANHOL!

Por que aprender espanhol? Aprender outro idioma hoje em dia, passou a ser uma necessidade, uma exigência do mercado de trabalho nos mais variados ramos empregatícios, pois atualmente o indivíduo que domina mais de um idioma, pode fazer o diferencial na hora da contratação.
 O Espanhol ocupa o lugar do segundo idioma mais falado mundialmente, ele também é a “língua oficial de mais de 22 países”.



O  QUE É NECESSÁRIO PARA UM CURSO DE ESPANHOL  COM QUALIDADE?

Espaço físico/Estrutura/Mão de obra: Secretaria; Sala de aula; Biblioteca física e virtual; Sala de coordenação; Toaletes; Estacionamento; Profissionais de ensino como: professores, auxiliares, recepcionistas, coordenadores, funcionários administrativos, Segurança, etc...

Habilidades requeridas de um professor de idioma:  O papel do professor de línguas é instruir uma ou mais pessoas a aprenderem um idioma estrangeiro com destrezas; A oferta do curso, deve permitir que ao seu final, o aprendiz desenvolva as habilidades de compreensão do idioma nas modalidades  da fala e da  escrita; O conteúdo programático do curso de idioma precisará garantir ao educando o conhecimento  das funções da comunicação, das estruturas gramaticais e do vocabulário.

Tecnologia/Recursos: Laboratório de informática;  Tv; Vídeo;  Retroprojetor; Data shows, Computadores, Lousa Digital, etc...

Locais onde oferecem o curso de idiomas:  Instituições de ensino  públicas e privadas; Escolas de idiomas; Ongs e Professor particular na própria residência ou na casa  do aluno.


Atenção, agora, vamos ao desafio? Pesquise e observe  a partir dos folders divulgados pela empresa e/ou entrevistas com  professores e profissionais da área, sobre cursos profissionalizantes.

 Depois escolha uma Escola de cursos técnicos de qualquer seguimento, perto de sua residência, faça um levantamento de dados  sobre um determinado curso de sua preferência.

Lembre-se que para se ofertar um curso com qualidade, o estabelecimento ofertante, além da estruturação  do curso, necessita se preocupar com alguns requisitos básicos, tais como: o capital inicial para investimento, localização, metodologia de ensino, público alvo, etc...

Não se esqueça de registrar aqui as suas descobertas, e para checar a sua aprendizagem,  responda a pergunta a seguir: Como você avalia este curso e qual é a contribuição do profissional formado  neste curso para a sociedade?

RESPOSTA COMENTADA

Espero que essa atividade, tenha lhe ajudado a construir novos conhecimentos e que você tenha se sentido estimulado a pesquisar e trilhar o caminho do saber. Que você tenha conseguido  transformar a sua pesquisa em uma   busca prazerosa,  criativa  e enriquecedora, e que  esta busca,  tenha  lhe oferecido grandes benefícios , os quais possam contribuir  com o seu  processo de aprendizagem.

Autora: Lya  J. O. Cruz  
 
REFERÊNCIAS:
BARRETO, Cristiane Costa. Ajudando sua inspiração: modelos de atividades – Parte2, Aula 8. http://pigead.lanteuff.org/mod/resource/view.php?id=17180. Acesso e 03/07/2013 http://www.enforex.com/espanhol/porque-aprender-espanhol.html. Acesso em 05/07/2013

 

PIGEAD: Ajudando sua inspiração: modelos de atividades


TAREFA 4 - Curso EAD: Letras  -  Atividade:  Consulta  simples

Identificando as características de um texto Narrativo.

O objetivo desta atividade, é treinar no aprendiz as habilidades e competências  na identificação das características de um texto Narrativo.

Leia o texto abaixo, encontre e registe os cincos elementos da narração, justificando a aparição de  cada um  deles, com exemplos retirados  do texto.

O  Empresário Sandro  Sales Santony,48 anos, foi  encontrado morto hoje, dia 10 de junho de 2013,  ás 18h e 30 minutos no quarto de sua residência, localizada na Cidade Jardins, bairro nobre de São Paulo- SP, com um bilhete explicando o motivo do suicídio.  Segundo o bilhete, o motivo do suicídio foi depressão, causada por um grande endividamento, mediante perdas de estimados  valores no Mercado de Ações no Brasil. Sandro S. Santonny,  foi encontrado por parentes, após perceberem a ausência do empresário no trabalho.  O funeral do empresário está previsto para amanhã dia 11 de junho de 2013,  às 15h e 30 minutos, horário de Brasília.   
Autor: Lya J.O. Cruz

Atenção: Como já estudamos na aula passada, sobre as características de um Texto Narrativo, aqui você terá, apenas as Respostas Comentadas para essa atividade, entretanto, se você encontrar alguma dificuldade em compreender os  cincos elementos da narração encontrados no texto acima, aconselho você, a fazer uma revisão do conteúdo estudado no material didático da aula anterior, pois é de fundamental importância para sua formação acadêmica o domínio sobre esse conteúdo. Agora, vamos ao desafio?

1-       Narrador-observador (neutro): 3ª pessoa - foi encontrado morto..., Segundo o bilhete, o motivo do suicídio foi depressão, causada por um grande endividamento...

2-      Personagem: empresário Sandro  Sales Santony, parentes.

3-      Ações: O  empresário Sandro  Sales Santony,48 anos, se suicidou mediante perdas de estimados valores no mercado de ações. 

4-      Tempo: hoje dia 10 de junho de 2013,  ás 18h e 30 minutos,   amanhã dia 11 de junho de 2013,  às 15h e 30 minutos, horário de Brasília.. 

5-      Espaço: quarto de sua residência, localizada na Cidade Jardins, bairro nobre de São Paulo- SP, Brasil, trabalho.
Autora: Lya  J. O. Cruz      
Referências:

BARRETO, Cristiane Costa. Ajudando sua inspiração: modelos de atividades – Parte1, Aula 7.  http://pigead.lanteuff.org/mod/resource/view.php?id=17177. Acesso em 27/06/2013

PIGEAD: Quatro características de atividades autênticas em um curso de EAD


TAREFA 3: Quatro características de atividades autênticas  em um curso de EAD,  baseado nas informações do quadro 6.1 , aula 6 – página 118:

Exemplo de atividades autênticas no PIGEAD: Fórum do Artefato Educativo

·         1- Requisitou investimento de tempo

·         2- Oportunizou a colaboração

·         3- Favoreceu a reflexão

·          4- Permitiu soluções múltiplas

Relacionando cada uma das características citadas acima, a uma  atividade  específica.

1- Requisitou investimento de tempo:  Ao decorrer da semana, os posts e debates virtuais dos alunos sobre os Artefatos, geraram  grandes expectativas e descobertas para o grupo, tanto os Artefatos Educativos  simples, como os mais complexos.

2- Oportunizou a colaboração: Contribuiu para a colaboração e aprendizagem tanto individual, quanto em grupo, pois o educando  tinha como Réplica, fazer  um comentário do Artefato escolhido pelo colega.

 3- Favoreceu a reflexão: Promoveu  a reflexão individual e em grupo , pois exigiu que o aluno  remetesse ao passado, buscando  experiência e/ou conhecimento prévio, pesquisando  e escolhendo um modelo  de Artefato Educativo, explicando  as suas  evoluções, e encontrando  possíveis meios de utilizações desse Artefato  na atualidade, dentro do processo educativo, de ensino e aprendizagem.

 4- Permitiu soluções múltiplas: Deu autonomia ao aluno para escolher e analisar um objeto, dentre os inúmeros objetos encontrados, permitiu que o aluno interagisse com o grupo, escolhendo mais um Artefato, dentre os diversos artefatos postados pelos colegas, sugerindo um  novo Artefato, que exercesse semelhante função  para substituir o do colega. Essa atividade foi realizada,  mesmo diante da possibilidade da existência de posts iguais ou semelhantes no fórum sobre o mesmo Artefato, devido essas interações, os alunos apresentaram variadas sugestões e substituição para os diversos Artefatos Educativos, com pontos de vistas diferenciados.
Autora: Lya  J. O. Cruz

REFERÊNCIA BARRETO, Cristine Costa. Praticando  a boa prática - Aula 6. http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=247. Acesso em 21/06/2013.

PIGEAD: O uso da linguagem. Por que tanta preocupação e tanto cuidado?



Texto para reformulação:

O leitor deve ter ouvido mencionarem, em algum lugar ou situação, a expressão sétima arte, a qual se refere às produções que são exibidas por um equipamento denominado cinematógrafo ou, simplesmente, cinema, caso seja de sua preferência.
É o cinema, portanto, a arte de reproduzir, seqüencialmente e com alta velocidade, fotogramas, de maneira que representem clara e inequivocamente, um movimento. Para tal finalidade é imprescindível não deixar de apresentar um número de, pelo menos, 16 fotogramas por segundo, pois, caso esta quantidade não seja observada e levada em consideração, a região do sistema nervoso central que percebe imagem e movimento, o cérebro, será capaz de tornar notório que não há, em verdade, um movimento em andamento, mas, sim, apenas uma seqüência de fotografias em apresentação.

Foi a invenção do cinema influenciada fundamentalmente por inovações tecnológicas. Não fosse a invenção da fotografia o uso de jogos óticos, como o zoopraxioscópio, não teria sido possível aos Irmãos Lumière, inventores dos cinematógrafo, realizar a primeira sessão de cinema, em Paris, em 1895.
Então , no advento das exibições cinematográficas não era possível a conciliação entre os elementos imagem e som. Em decorrência direta desta impossibilidade tecnológica, até os estertores da década de 1920, tivemos o chamado Cinema Mudo.


PIGEAD: Desenho instrucional em materiais didáticos impressos



 
Autora: Lya  J. O. Cruz 
 
Curso PIGEAD
 
Tema: Produção de vídeo (autobiográfico)
 
Meta: introduzir  o aluno no mundo da comunicação por meio do áudio visual,  desafiando-o a produzir um vídeo autobiográfico  com a duração mínima de 5 minutos e máxima de 8 minutos, a fim de exercitar a sua capacidade comunicativa. 
 
 
Objetivos:
1-      Permitir ao grupo (tutor e alunos) a conhecer um pouco da história de cada colega no curso PIGEAD.
 
2-      Possibilitar ao educando a exploração de sua criatividade, vencendo o seu próprio temor para expressar-se com espontaneidade, eficácia e clareza das ideias da maneira mais direta possível.
 
3-      Desenvolver no aluno habilidades e competências que o torne capaz de redigir oralmente sua própria história, interagindo e compartilhando com os demais colegas a sua identidade, ideias e projeções para o futuro.
 
Referência Bibliográfica:
BARRETO, Cristina Costa. Aula 2-  Desenho instrucional em materiais didáticos impressos – uma boa idéia. http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=247
CARVALHO, Roberto Paes de. RABELO, Carlos Otoni. Aula 3 Objetivos de Aprendizagem.

 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PIGEAD: P. MATERIAL DIDÁTICO - EDUCAÇÃO E EVOLUÇÃO

 

AÇÃO

 
Como a maioria dos alunos  vieram de uma educação,  na qual eram  acostumados a receber do professor sempre as coordenadas e estudar apenas um único assunto do livro, apostila, etc...,  por vez, creio que o maior problema para a autonomia desse educando em EAD,  via mídia impressa, seria ele distanciar-se do foco principal, ou  do objetivo  proposto,  devido  as inúmeras possibilidades  de  influências internas e externas,  existentes no material  didático e/ou fora dele.
RÉPLICA!
 Olá  V.  Avaré, concordo contigo, e penso que estas evasões  dos alunos  da EAD, talvez um dos grandes fatores causadores, seja  justamente a  falta de cuidados e aprimoramentos  no preparo  tanto do material didático, quanto  da equipe responsável  em promover  um curso  com qualidade, para esse  público diferenciado. Hoje em dia, existem milhares de cursos em  EAD, mas a boa qualidade, como relata o nosso material dessa semana Aula 9,  (A Arquitetura da informação na mídia impressa), muitas Instituições veem deixando  muito a desejar.
TRÉPLICA
                   
Educação a distância vale a pena”?
Creio que para que nossos alunos se tornem autônomos e responsável pela  sua aprendizagem na EAD, a instituição de ensino deverá  focar nos investimentos, para priorizar alguns dos requisitos básicos, tais  como: a metodologia, a  tecnologia, o  material didático e uma equipe de trabalho qualificada para a função na Educação a Distância.  
Segundo a Revista Escola “De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país”..., entretanto,  a maioria dos alunos que teem diplomas desta modalidade de ensino, ainda sofrem de muitos preconceitos,  até mesmo no mercado de trabalho.
Por isso aqueles que desejam cursar uma universidade a distância, devem antes de tudo consultar “O documento Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC)”.
 "Lembremos, também, que a EAD não deve ser sempre "comparada" aos sistemas presenciais. A EAD tem um propósito (ou vários) e eles não podem ser confundidos com os sistemas presenciais. Caso contrário, ela não precisaria existir, correto?" (TUTOR ON-LINE)
Concordo tutor, pois, é notável que ambos os sistemas percorrem por caminhos diferentes, usando métodos diferentes, embora o objetivo principal seja o mesmo: contribuir com o processo ensino - aprendizagem do aluno.
Até porque,  existem regiões em nosso Brasil, onde  Escolas para a população era coisa de conto de fadas,  e agora  graças a essa evolução e  revolução educacional,   a EAD conseguiu  alcançar esse público ,  amenizando tal defasagem do sistema  de ensino, e ao mesmo tempo, a   exclusão geográfica.

Vídeo do Jornal Nacional EaD Amazonas
EDUCAÇÃO FÍSICA- PRÁTICA NO RIO NEGRO

 

 
Comentário Livre:
Otto Peters menciona que a EaD está em transição e justifica o interesse pela educação à distância em quatro inovações: aperfeiçoamento da tecnologia dos PC’s, a tecnologia multimídia, a de compactação digital de vídeo e a de internet. Constrói a sua teoria em que o aluno aprende “face a face” a distância e por isso essa aprendizagem traz imensos desafios pois os métodos e conteúdos precisam ser alterados, assim como as instituições. Confira!
http://joaomattar.com/blog/2007/04/02/a-ead-em-transicao-otto-peters/

 

 

 

 

PIGEAD: P. MATERIAL DIDÁTICO - ATIVIDADES PARA EAD


Ação

Atividades: Transferência de domínio, pois contribui com a autonomia e a independência do aluno, tornando capaz de construir seu próprio saber, possibilitando  a escolha do aprendiz de acordo com a área de sua preferência.
Comentário Livre
 
 estudo de caso por ter a capacidade em diminuir a distância entre a  teoria e a prática dentro do processo ensino – aprendizagem, incentiva  e desafia ao aprendiz a fazer parte de uma aprendizagem participativa, na qual o aluno, sente-se satisfação pelo conteúdo estudado, aumentando gradativamente o seu desejo em aprender.


 


Réplica

Desvantagem na atividade prática: se quem propõe a “atividade prática” não tomar os devidos cuidados na hora da definição  dos objetivos, pode comprometer o aprendizado do aluno, não alcançando o resultado esperado com a atividade proposta, que seria ensinar aos seus educandos, a  aplicar os conceitos  estudados, praticando-os, ou seja, fazer o  uso da  teoria na prática.


Muito real e interessante o  Post abaixo.
 
Mas nem sempre a teoria e a prática andam juntas.
.
 
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: PRÁTICA DA ÉTICA PARA  INFLUENCIAR  AS CRIANÇAS E ADOLECENTES.