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Tema ou Assunto:
Necessitamos
de mudanças imediatas no sistema educacional de nosso país, as quais priorizem
e oportunizem ao aprendiz, a liberdade de poder: pesquisar, ousar, criar e
inovar suas ideias.
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1. Introdução:
O
nosso sistema educacional tem uma forte tendência a exigir e considerar como
correta dos aprendizes as respostas relacionadas a aqueles conceitos já pré-determinados,
por vezes retalhando-lhes a
oportunidade de redescobrirem e criarem suas próprias respostas
contextualizadas e diferentes do
esperado, do já descoberto.
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2. Desenvolvimento:
Apesar das grandes evoluções e
revoluções, tanto educacionais, quanto tecnológicas a maiorias das nossas
escolas, ainda insistem em formar seres limitados, vindouros de uma política
educacional, denominada como: Progressão Continuada, responsável por formar, uma grande massa de analfabeto funcional.
Fazemos parte de um sistema de
ensino, que parece estar mais preocupado com uma educação quantitativa, que
qualitativa, eximindo-o em determinados momentos, das suas responsabilidades de
investir, valorizar, incentivar e exaltar as mentes pesquisadoras, criadoras
e inovadoras.
Assumindo assim, uma postura
que dar a impressão, de que o maior valor, está naquilo que provem das
respostas prontas, e por vezes, essa Política educacional sufoca o desejo,
e o instinto investigativo, inovador, o pensar diferente, dos nossos aprendizes.
Quantos educadores de maneira consciente ou inconscientemente, já não
abafaram o desejo de muitos educandos, que eram considerados incapazes de
compreender o óbvio, porque talvez a sua
imaginação e/ou a sua capacidade criativa, iam muito além, daquilo que o mestre
esperava?
Necessitamos de Politicas
públicas educacionais, que possibilitem aos educandos nas suas atividades
didáticas a oportunidade de criar, inovar, dar asas a imaginação, ou seja, que
permitamos a eles, a encontrar algo diferentes
do considerado normal.
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3. Conclusões:
Para possibilitar a
criatividade de nossos alunos, primeiro precisamos nos reciclar exercitando nossas mentes , abrirmos
caminhos para as novas descobertas, ou
seja, travar uma batalha do velho,
contra o novo paradigma.
Acredito que o Design Didático seria a chave de um dos caminhos para
essas mudanças educacionais, pois além de proporcionar o desenvolvimento da criatividade, tem um papel de fundamental importância na educação, que é o de envolver a “comunicação
com os seus interlocutores”.
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4. Referências:
COSTA, da
Rosa Maria E. M. MARINS, Vânia. Design
didático em ambientes virtuais.
MALDONATO, Mauro; DELL” ORCO, Silvia. Criatividade, pesquisa
e inovação: O Caminho surpreendente da descoberta.
Vídeos de
Ken Robinson, líder internacional na área de desenvolvimento de inovações e
recursos humanos. Ken Robinson:
Escolas matam a criatividade?
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segunda-feira, 2 de setembro de 2013
TEXTO 1: Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação
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