segunda-feira, 2 de setembro de 2013

TEXTO 1: Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação


 
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa da Semana 1
 
Tema ou Assunto:
Necessitamos de mudanças imediatas no sistema educacional de nosso país, as quais priorizem e oportunizem ao aprendiz, a liberdade de poder: pesquisar, ousar, criar e inovar suas ideias.
1. Introdução:
O nosso sistema educacional tem uma forte tendência a exigir e considerar como correta dos aprendizes as respostas relacionadas a aqueles conceitos já pré-determinados, por vezes retalhando-lhes  a oportunidade de redescobrirem e criarem suas próprias respostas contextualizadas e  diferentes do esperado, do  já descoberto.
2. Desenvolvimento:
Apesar das grandes evoluções e revoluções, tanto educacionais, quanto tecnológicas a maiorias das nossas escolas, ainda insistem em formar seres limitados, vindouros de uma política educacional, denominada como: Progressão Continuada, responsável por formar,  uma grande massa de analfabeto funcional.
Fazemos parte de um sistema de ensino, que parece estar mais preocupado com uma educação quantitativa, que qualitativa, eximindo-o em determinados momentos, das suas responsabilidades de investir, valorizar, incentivar e exaltar as mentes pesquisadoras, criadoras e inovadoras.
Assumindo assim, uma postura que dar a impressão,  de que o maior  valor, está naquilo que provem  das  respostas prontas, e por vezes, essa Política educacional sufoca o desejo, e o instinto investigativo, inovador, o pensar diferente,  dos nossos aprendizes.
Quantos  educadores de maneira  consciente ou inconscientemente, já não abafaram o desejo de muitos educandos, que eram considerados incapazes de compreender o óbvio, porque talvez a sua  imaginação e/ou a sua capacidade criativa,  iam muito além, daquilo que o mestre esperava?
Necessitamos de Politicas públicas educacionais, que possibilitem aos educandos nas suas atividades didáticas a oportunidade de criar, inovar, dar asas a imaginação, ou seja, que permitamos a eles, a  encontrar algo  diferentes  do considerado normal. 
3. Conclusões:
Para possibilitar a  criatividade de nossos alunos, primeiro  precisamos nos reciclar  exercitando nossas mentes , abrirmos caminhos  para as novas descobertas, ou seja,  travar uma batalha do velho, contra o novo paradigma. 
Acredito que o Design Didático seria a chave de um dos caminhos para essas mudanças educacionais, pois além de proporcionar o desenvolvimento  da criatividade, tem               um papel  de fundamental importância  na educação, que é o de envolver a “comunicação com os seus interlocutores”.
4. Referências:
COSTA,  da Rosa Maria E. M. MARINS,  Vânia. Design didático em ambientes virtuais.
MALDONATO, Mauro;  DELL” ORCO, Silvia. Criatividade, pesquisa e inovação: O Caminho surpreendente da descoberta.
 Vídeos de Ken Robinson, líder internacional na área de desenvolvimento de inovações e recursos humanos.  Ken Robinson: Escolas matam a criatividade?
  Autora: Lya J. O. Cruz

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