Aluno:
|
Pólo:
|
Imagem do site:
|
Crítica:
O site escolhido para analise foi o Livemocha - Criando um
mundo sem Fronteiras, esse site tem como
proposta, oferecer Cursos de idiomas
gratuitamente com certificado, a todos os interessados em enfrentar novos
desafios.
Serão
analisados 6 itens da interface do
referido site, dentro dos quais estão:
1. Simplicidade: a meta do projeto de páginas. Apesar da página principal do site Livemocha ser clara e objetiva nas
informações, contendo design simples,
talvez o download não seja tão rápido, pois
ela contém diversos ícones informativos, que pode, ou não demorar um pouco para carregar a
página, a depender da conecção do usuário.
2. Organização da informação: equilíbrio simétrico e assimétrico: existe equilíbrio no
desenho e nas linhas que levam a uma conexão entre os diversos elementos da
página.
3. Eficiência: a web é cultura da impaciência: Os conteúdos do site são
acessados de forma fácil, devido ao desenho simples e comunicabilidade bem
estruturada com elementos de acesso, que trazem informações rápidas e bem
esclarecidas. O site Livemocha, logo de inicio oferece a opção e
a oportunidade do aprendiz acessar as informações, fazendo a troca para o
idioma dominante. Os elementos da parte superior do site facilita a
navegação, com uma harmonia entre: os símbolos, as informações e as cores.
4. Legibilidade: o conteúdo a ser aprendido: “... Em e-learning, se o aluno
tiver dificuldade em ler o texto, com certeza, ficará desmotivado e isso irá
prejudicar sua aprendizagem”... Percebe-se que o site Livemocha, tem se
preocupado quanto ao preparo do material didático para o ensino aprendizagem
do educando, pois além da metodologia utilizada de forma eficiente, também
tem um cuidado especial na exibição dos textos com os tamanhos das letras, as
fontes dos temas e as cores, assim como também, existem
diversificações dos recursos e materiais didáticos, utilizados para o
Curso.
5. Ícones: as imagens da página inicial do site Livemocha, são bem relacionadas com os objetos,
pois possibilitam ao navegador, a
localizar , fazer a leitura, e também
a relacioná-las com os textos ou os assuntos propostos.
Conforme recomenda (Misanchuk ,1992), “ ... O uso de ícones em interfaces
visa ajudar o usuário a localizar mais rapidamente a informação, pois são
elementos de percepção...”.
Fazendo a releitura das imagens
do site Livemocha:
E a do balão: que direciona o educando a
conhecer, interagir e fazer parte da
Imersão Linguística - A comunidade Livemocha (“...Enviando Exercícios, Prática de
Conversação, Quem está na Comunidade do Livemocha?...”).
6 - Navegação: Enfim, a navegação no site Livemocha,
corresponde e responde com facilidade as três perguntas fundamentais,
segundo as autoras Rosa Maria E. M. da
Costa e Vânia Marins “....1 Onde estou? 2 Onde estive? 3 Aonde posso ir?...” neste
site o usuário consegue navegar, aprender o idioma escolhido, interagir,
colaborar, realizar as tarefas propostas, obtendo as informações que precisa
no site, sem muito esforço.
|
Endereço do site:
|
Referências:
COSTA, R.M.E. e MARIANS, V. Interfaces. Disponível em:
http://pigead.lanteuff.org/my/. Acessado em agosto de 2013.
LIVEMOCHA. Criando um mundo sem fronteiras:
http://livemocha.com/?lang=pt-br. Acessado em agosto de 2013.
|
Autora: Lya J. O. Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário