segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Atividade 2: Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação

 
 
 
 Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: :Tarefa da Semana 2
 
Aluno:
 
Pólo:
 
Imagem do site:
 


 
Crítica:
 
O site escolhido para analise foi o Livemocha - Criando um mundo sem  Fronteiras, esse site tem como proposta, oferecer  Cursos de idiomas gratuitamente com certificado, a todos os interessados em enfrentar novos desafios.
 
Serão analisados 6  itens da interface do referido site, dentro dos quais estão:
 
1. Simplicidade: a meta do projeto de páginas. Apesar  da página principal  do site Livemocha ser clara e objetiva nas informações, contendo  design simples, talvez o download não seja tão rápido, pois  ela contém diversos ícones informativos, que pode,  ou não demorar um pouco para carregar a página, a depender da conecção do usuário.
 
2. Organização da informação: equilíbrio simétrico e assimétrico: existe equilíbrio no desenho e nas linhas que levam a uma conexão entre os diversos elementos da página.
 
3. Eficiência: a web é cultura da impaciência: Os conteúdos do site são acessados de forma fácil, devido ao desenho simples e comunicabilidade bem estruturada com elementos de acesso, que trazem informações rápidas e bem esclarecidas.   O site  Livemocha, logo de inicio oferece a opção e a oportunidade do aprendiz acessar as informações, fazendo a troca para o idioma dominante. Os elementos da parte superior do site facilita a navegação, com uma harmonia entre: os símbolos, as informações e as cores.
 
4. Legibilidade: o conteúdo a ser aprendido: “... Em e-learning, se o aluno tiver dificuldade em ler o texto, com certeza, ficará desmotivado e isso irá prejudicar sua aprendizagem”... Percebe-se que o site Livemocha, tem se preocupado quanto ao preparo do material didático para o ensino aprendizagem do educando, pois além da metodologia utilizada de forma eficiente, também tem um cuidado especial na exibição dos textos com os tamanhos das letras, as fontes dos temas e as cores, assim como também,   existem  diversificações dos recursos e materiais didáticos, utilizados para o Curso.
 
5. Ícones: as imagens da página inicial do site Livemocha,  são bem relacionadas com os objetos, pois  possibilitam ao navegador, a localizar ,  fazer a leitura, e também a  relacioná-las  com os textos ou os assuntos propostos. Conforme recomenda (Misanchuk ,1992), “ ... O uso de ícones em interfaces visa ajudar o usuário a localizar mais rapidamente a informação, pois são elementos de percepção...”.
                                                  
Fazendo a releitura das imagens do site Livemocha:
 
A da cabeça: O cérebro, que direciona o aprendiz a fazer a escolha do idioma;

 

 

 
 


 
 



A das figuras humanas, ajundando ao aprendiz, a galgar as escadas:  que leva-os  as informações de como se tornar um estudante, e ao mesmo tempo um colaborador do site: (“Seja um Revisor, Especialista voluntário, Crie Conteúdos”);
 
 
E a do balão: que direciona o educando a conhecer, interagir e fazer parte da   Imersão Linguística - A comunidade Livemocha  (“...Enviando Exercícios, Prática de Conversação, Quem está na Comunidade do Livemocha?...”).
 
6 - Navegação: Enfim,  a  navegação no site  Livemocha,  corresponde e responde com facilidade as três perguntas fundamentais, segundo  as autoras Rosa Maria E. M. da Costa e Vânia Marins “....1 Onde estou? 2 Onde estive? 3 Aonde posso ir?...” neste site o usuário consegue navegar, aprender o idioma escolhido, interagir, colaborar, realizar as tarefas propostas, obtendo as informações que precisa no site, sem muito esforço.
Endereço do site:
 
Referências:
 
COSTA, R.M.E. e MARIANS, V. Interfaces. Disponível em: http://pigead.lanteuff.org/my/. Acessado em agosto de 2013.   
 LIVEMOCHA. Criando um mundo sem fronteiras: http://livemocha.com/?lang=pt-br. Acessado  em agosto de 2013. 
Autora: Lya J. O. Cruz
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário