"Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que realiza os censos educacionais para o Ministério da Educação, o Brasil tem 727.961 alunos em cursos a distância no nível de graduação (matrículas verificadas em 2008, os dados mais recentes do INEP). Porém, ao focar apenas um nível educacional, a pesquisa do MEC deixa de contar um universo bem maio r de alunos que estão em outros níveis educacionais, como a pós-graduação, a EJA (antigo supletivo) e os cursos técnicos.
Além disso, por se ater à educação formal, também deixa de contar a enormidade de cursos que não estão inseridos no sistema oficial de ensino, tais como os profissionalizantes (como os do Senai, Senac, Sebrae, todos com projetos nacionais de cursos a distância), os cursos de educação corporativa, os projetos paralelos de educação, tais como os da Fundação Roberto Marinho (mais de 400 mil estudantes por ano) ou da Fundação Oi Futuro, e ainda os cursos livres, de línguas, preparatórios para concursos etc. É uma população que deixa de ser contada pelos levantamentos oficiais."
Saiba mais: doc. PDF: http://www.acheseucurso.com.br/pdf/Relatorio_observa_1.pdf. Acesso em 04/09/2013.
Relatório do Observatório EAD nº 03 (setembro de 2011) O ingresso de alunos em graduação na primeira década do século XXI: a ascensão da Educação a Distância
"Um em cada seis novos alunos da graduação no Brasil entra num curso a distância. E um em cada sete formados já fez seu curso por EAD. Metodologia a distância reduziu ritmo da queda no índice de crescimento de alunos ingressantes no país, que foi negativa no último ano apurado".
Fábio Sanchez*
"Um estudo exploratório realizado apenas com dados colhidos pelos censos da Educação Superior da década passada, faz emergir informações relevantes para o estudo do conjunto de técnicas educacionais reunidas pelos cursos de educação a distância (EAD). Um desses recortes isola o número de ingressantes em cursos de graduação, o único nível educacional em EAD estudado pela série histórica dos censos educacionais do MEC com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Um outro recorte que revela novidades é o dos que deixam o período de graduação".
Saiba mais: doc. PDF: http://www.acheseucurso.com.br/pdf/Relatorio_observa_1.pdf. Acesso em 04/09/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário