domingo, 1 de setembro de 2013

Design Didático: Inovação e Criatividade


Após ler o material e assistir aos vídeos do Ken Robinson, me veio uma interrogação.  Será que as nossas escolas atuais, estão preparando e/ou preparadas para as mentes criadoras, inovadoras, ou ainda valorizamos em maior proporção,  aquilo que provem  das  respostas prontas? Por vezes, sufocando o desejo e  o instinto investigador e  inovador  (o pensar diferente),  dos nossos pequenos aprendizes?               
Creio que nossas Escolas necessitam,  vencer uma batalha do velho contra o novo paradigma,  ou seja, ousar, dar asas a imaginação,  reciclar, exercitar  a mente, abrir caminhos para as  descobertas, inovar e criar algo novo.

Compartilho esse vídeo com os colegas


Conversando com alguns professores  da região, descobri  que algumas prefeituras, também já tem algo semelhante, quanto ao preparo do material didático (Apostilas),  para a Educação do município, pelos próprios professores da região. Seria interessante que todos as Secretárias da Educação, abraçassem essa causa.

Acredito que o Design Didático tem um papel fundamental na educação:  envolver a comunicação com os seus interlocutores.

“Design Didático: Inovação e Criatividade”


Sem sombra de dúvidas, atualmente, as TICs  são fundamentais para o processo ensino aprendizagem em EAD. Todavia, existe uma série de dificuldades para a sua utilização.

Quais são estas dificuldades? Creio que uma das dificuldades, além das citadas pelos colegas, pode ser porque existem poucos  profissionais capacitados para  fazer o uso adequado das TICs. Fico feliz em perceber e ler diversos posts dos colegas cursistas sobre o esforço pessoal, o  prazer e o envolvimento com as TICs,   inserindo-as  na sala de  aula dia- a- dia.

   Como pode ser solucionado este problema? Creio que uma   das providências a serem  tomadas  para solucionar este problema, seria  as Secretarias educacionais projetar e preparar capacitações para os educadores  desde as séries iniciais, até  o ensino médio,  apesar das    existentes resistências  por um determinado grupo de professores.

Mas fico feliz  ao ler diversos posts de colegas cursistas e perceber  o esforço pessoal, o  prazer e o envolvimento com as TICs,   inserindo-as  na sala de  aula dia- a- dia, essa atitude só  mostra que,  fazer a diferença, depende de cada um, mesmo  sendo um grão de areia no fundo do oceano.

Uma boa notícia é que existe Secretaria da Educação Estadual que já está tomando algumas providências,  quanto a aproximação das ferramentas tecnológicas  para os professores da educação presencial, não  sei ao certo, se é justo ou injusto o procedimento adotado.

 Mas em São Paulo, após a aprovação da primeira etapa do Concurso Estadual, o Professor  terá que fazer obrigatoriamente,  a segunda etapa do Concurso Público com um curso composto de aulas e atividades on-lines,  no final do curso, o professor realiza uma prova, tendo o mínimo de 75% de aproveitamento do curso, assumirá a vaga,  entretanto, esse curso é remunerando.

                                                                                                                         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário