Após ler o material e assistir
aos vídeos do Ken Robinson, me veio uma interrogação. Será que as nossas escolas atuais, estão
preparando e/ou preparadas para as mentes criadoras, inovadoras, ou ainda
valorizamos em maior proporção, aquilo
que provem das respostas prontas? Por vezes, sufocando o
desejo e o instinto investigador e inovador
(o pensar diferente), dos nossos
pequenos aprendizes?
Creio que nossas Escolas necessitam, vencer uma batalha do velho contra o novo
paradigma, ou seja, ousar, dar asas a
imaginação, reciclar, exercitar a mente, abrir caminhos para as descobertas, inovar e criar algo novo.
Compartilho esse vídeo com os
colegas
Conversando
com alguns professores da região, descobri que algumas prefeituras, também já tem algo semelhante,
quanto ao preparo do material didático (Apostilas), para a Educação do município, pelos
próprios professores da região. Seria interessante que todos as Secretárias da Educação, abraçassem essa causa.
Acredito que o Design Didático
tem um papel fundamental na educação:
envolver a comunicação com os seus interlocutores.
“Design Didático: Inovação e
Criatividade”
Sem sombra de dúvidas, atualmente,
as TICs são fundamentais para o processo
ensino aprendizagem em EAD. Todavia, existe uma série de dificuldades para a
sua utilização.
Quais são estas dificuldades?
Creio que uma das dificuldades, além das citadas pelos colegas, pode ser porque
existem poucos profissionais capacitados
para fazer o uso adequado das TICs. Fico
feliz em perceber e ler diversos posts dos colegas cursistas sobre o esforço
pessoal, o prazer e o envolvimento com
as TICs, inserindo-as na sala de
aula dia- a- dia.
Como pode ser solucionado este problema? Creio
que uma das providências a serem tomadas para solucionar este problema, seria as Secretarias educacionais projetar e
preparar capacitações para os educadores desde as séries iniciais, até o ensino médio, apesar das existentes resistências por um determinado grupo de professores.
Mas fico feliz ao ler diversos posts de colegas cursistas e
perceber o esforço pessoal, o prazer e o envolvimento com as TICs, inserindo-as
na sala de aula dia- a- dia, essa
atitude só mostra que, fazer a diferença, depende de cada um,
mesmo sendo um grão de areia no fundo do
oceano.
Uma boa notícia é que existe
Secretaria da Educação Estadual que já está tomando algumas providências, quanto a aproximação das ferramentas
tecnológicas para os professores da
educação presencial, não sei ao certo,
se é justo ou injusto o procedimento adotado.
Mas em São Paulo, após a aprovação da primeira
etapa do Concurso Estadual, o Professor
terá que fazer obrigatoriamente, a segunda etapa do Concurso Público com um
curso composto de aulas e atividades on-lines,
no final do curso, o professor realiza uma prova, tendo o mínimo de 75%
de aproveitamento do curso, assumirá a vaga,
entretanto, esse curso é remunerando.
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